Acidentes continuam acontecendo?

Acidentes continuam acontecendo?

Muitas empresas têm investido pesado em segurança. Buscam adequar equipamentos, investem em barreiras físicas, cortinas de luz, compram ferramentas e programas de segurança caríssimos, mas os acidentes continuam acontecendo.

É verdade que muitas delas já melhoraram substancialmente seus resultados, reduzindo o número de acidentes e buscando mapear seus “quase-acidentes”.

Entretanto, tenho percebido em minha experiência como palestrante e consultor desta área que todas as empresas esbarram em um grande obstáculo para o alcance daquilo que chamo de “Máxima Segurança” – um ambiente que promova as melhores condições e comportamentos para que o acidentes não aconteçam. Este obstáculo se chama Comportamento Humano.

De nada adianta investir milhões de dólares em proteções, barreiras, ferramentas e treinamentos técnicos se não mudarmos as condições que geram os comportamentos que permitem às pessoas ultrapassarem as barreiras e proteções, preencherem checklists complexos de forma automatizada e não colocarem em prática os aprendizados obtidos ao custo de centenas de horas de treinamento.

Mas muito mais do que simplesmente esperar que os colaboradores mudem seus comportamentos, é preciso perceber o que está “por trás” das ações que nos surpreendem e que repudiamos nos colaboradores quando agem de forma não segura. Normalmente não nos darmos conta de que tais comportamentos estão fortemente ligados a antecedentes criados por diversos fatores relacionados ao ambiente psicológico resultante da forma como nos comunicamos, pelos dados que expomos, pela pressão que muitas vezes fazemos de forma não intencional, dentre outros. As lideranças (todas elas, em todos os níveis) têm um forte papel na construção de um ambiente capaz de reforçar o comportamento positivo dos colaboradores para o alcance da “Máxima Segurança”.

É preciso sim envolver os colaboradores em uma nova consciência sobre segurança, mostrando os benefícios que isso gera para a vida profissional e pessoal, despertando a percepção de que segurança é algo que deve estar associado ao ser humano e que escolhas seguras devem ser feitas dentro e fora do trabalho, mas igualmente importante é envolvê-los em um ambiente capaz de suportar tais decisões.

Para dar este passo a mais em direção à “Máxima Segurança” precisamos compreender como podemos engajar os colaboradores com segurança, envolver as lideranças na criação de antecedentes comportamentais positivos através de recursos racionais e emocionais, saber como captar dados (usando ferramentas e processos adequados) e transformá-los em informações que suportem ações direcionadas.

Foi pensando em tudo isso que, como curador de conteúdo do maior fórum de Segurança da América Latina – o Behavior Summit Brasil, selecionei os parceiros certos para palestrar neste grande evento que acontecerá no dia 18 de setembro de 2019 em São Paulo. Se você se identificou com tudo o que leu até aqui, tome a decisão de estar com a gente neste dia inteiro de imersão em Segurança Comportamental. Tenho certeza que esta decisão será um passo primordial para o alcance da “Máxima Segurança” da empresa onde você atua e somará muito à sua vida profissional e pessoal.

www.behaviorsummit.com.br

Use o código promocional LOTE01 ao se inscrever pelo site e tenha um desconto especial por ter lido este artigo até o fim. Caso queira faturar para sua empresa, entre em contato pelo fone (11) 2709-4854. (use o DDD mesmo que você esteja em São Paulo, pois nossa central de atendimento fica em Jundiaí).

Ah! Importante ressaltar que no momento que escrevo este artigo há apenas algumas poucas vagas restantes. Peço desculpas antecipadamente se ao clicar as vagas já estiverem esgotadas. Nos vemos no Behavior Summit Brasil. Até lá!

Mauricio Louzada

Especialista em Segurança Comportamental

O comportamento humano realmente faz a diferença, não somente em relação a segurança, mas também frente a resolução de problemas e identificação de novas oportunidades. Parabéns pela reflexão Maurício! !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mauricio Louzada

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos