Acolher as emoções te faz um líder fraco?
Será que pessoas frias, calculistas e diretas tem maior propensão ao sucesso?
Por muitos anos pensei que sim e tentei inserir artificialmente essas características dentro da minha personalidade, até porque ser mulher já é difícil dentro do meio corporativo, ser mulher e extrovertida então faz você perder alguns pontos na chamada "corrida corporativa".
Mas sabemos que emoções deixadas de lado para abraçar o tal do "falso positivismo" se tornam mais fortes. Os psicólogos o chamam de AMPLIFICAÇÃO.
Não abraçar as reais emoções nos faz perder nossa capacidade de desenvolver habilidades e lidar com o mundo como ele é.
Ao contrário do que eu imaginava e plantava dentro do meu plano de vida, acolher as reais emoções de fato é o pilar da resiliência, do crescimento e da autêntica felicidade.
Mas me questionei mesmo assim: Se eu acolher toda a minha emoção não serei uma montanha russa de sentimento?
A aceitação das emoções precisa vir com precisão e assim, será construído a famosa agilidade emocional. Saber discernir sentimentos nos da oportunidade de tomar medidas em direção ao objetivo. Existem diferentes causas para estresses, cansaços, raivas e frustrações.
Como diz Susan David no TED Women de 2017, emoções são dados e elas contem indícios do que é importante para nós.
"Quando sabemos distinguir o que sentimos, na nossa infinita sabedoria, daquilo que fazemos guiados pelos nosso valores, abrimos caminho para a melhor versão de nós mesmos graças às nossas emoções" David, Susan.
E ai comecei a entender que para ser um bom líder, primeiro preciso abraçar a principal característica da nossa espécie: a humanidade.