ACONTECIMENTOS DA ATUALIDADE INTERNACIONAL || 02.06.2022

ACONTECIMENTOS DA ATUALIDADE INTERNACIONAL || 02.06.2022

NOTÍCIAS QUE MARCAM ATUALIDADE INTERNACIONAL || 02.06.2022


🇻🇪🇨🇴  As autoridades venezuelanas esperam melhorar as relações com a Colômbia depois que o novo chefe de Estado for eleito lá em 19 de Junho. Isto foi afirmado pelo presidente da República Bolivariana, Nicolás Maduro.


🇰🇿🇮🇹  Chefes do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão e da Itália discutiram a expansão da cooperação política, informa TASS. As partes concordaram em promover de todas as maneiras possíveis o desenvolvimento de laços intergovernamentais e interparlamentares.


🇨🇳🇺🇸🇹🇼  Exército da China se prepara para o pior cenário diante da postura dos EUA sobre Taiwan. O jornal Global Times lembra que, no último mês, as Forças Armadas chinesas realizaram três manobras em larga escala na área de Taiwan.


🇺🇸🇷🇺  O representante permanente dos EUA na OTAN, Julianne Smith, afirmou que a Rússia será chamada, no novo conceito da OTAN, de principal ameaça à aliança. A Aliança Atlântica já estava em transição antes do início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.


🇹🇷🇵🇰  Turquia e Paquistão concordaram em fortalecer a cooperação, tanto bilateral quanto internacionalmente, com base em "perspectivas estratégicas". Isto foi afirmado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma conferência de imprensa conjunta em Ancara com o primeiro-ministro do Paquistão, Shahbaz Sharif.


🇳🇱🇩🇪  Holanda e Alemanha vão desenvolver em conjunto novo campo de gás natural no Mar do Norte, diz Xinhua.


🇰🇷 Partido Comunista da Coreia do Sul vence eleições locais com confiança. De acordo com exitpolov, representantes da "Força Civil" lideram em 12 das 17 regiões.


🇹🇷 ONU mudou o nome da Turquia, que é usada como "Turkey" em línguas estrangeiras, para "Türkiye" a pedido de Ancara.


O secretário-geral da Interpol declarou o perigo da proliferação mundial de armas fornecidas a Kiev. Segundo Jürgen Stock, há uma alta probabilidade de ele entrar no mercado negro da União Europeia.


A FEDERAÇÃO RUSSA LIMITS OU FORNECIMENTO DE NEÔNIO, ARGÔNIO, HÉLIO E OUTROS GASES INERTES AO MERCADO EXTERNO

  • O Decreto do Governo da Federação Russa restringe a exportação de gases inertes da Rússia até o final deste ano. A lista inclui todos os gases inertes, que incluem neônio, argônio, hélio e vários outros.
  • Esses gases são usados  para produzir semicondutores que são usados  para fazer microchips. Microcircuitos são necessários para eletrônicos em muitos tipos de produtos: para a fabricação de gadgets, carros, sistemas de navegação, etc.
  • 30% do consumo mundial de neon é fornecido pela Rússia. Agora sua exportação estará disponível apenas por decisão do governo russo. Para os países que impuseram sanções contra a Federação Russa e suas fábricas de microeletrônicos, isso, segundo especialistas, pode ser muito sensível.
  • A decisão adotada realmente significa que a Rússia fornecerá gases inertes ao exterior apenas em troca de contra-entregas dos produtos microeletrônicos necessários para a Rússia


COOPERAÇÃO ENTRE A UCRÂNIA E POLÓNIA

Kiev e Varsóvia concordaram em criar uma empresa conjunta para a produção de armas e equipamentos militares, disse o primeiro-ministro ucraniano.

"Isso levará nossa cooperação militar e de defesa a um novo nível e nos permitirá criar tipos modernos de armas defensivas", acrescentou o governante.

Vários outros documentos também foram assinados entre os dois governos, incluindo um memorando de cooperação na área da memória nacional e um acordo para aumentar o comércio transfronteiriço de eletricidade, disse o primeiro-ministro.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Silima Pintovich

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos