ADAPTAÇÃO HEDÔNICA – VOCÊ SABE QUE SIGNIFICA?
Você já se sentiu muito feliz por alguma conquista mas percebeu que, com o passar do tempo, esse sentimento não era mais o mesmo? Aquilo que conquistamos, muitas vezes, passa a ser considerado “normal”?
Este processo chama-se ADAPTAÇÃO HEDÔNICA, ou seja, trata-se de uma tendência observada em nosso comportamento de regressarmos rapidamente a um nível relativamente estável de felicidade, apesar da ocorrência de fatos positivos. Quando isto acontece, estabelecemos novos referenciais com a ilusão de que, seremos plenamente felizes ao alcançarmos determinados feitos.
De acordo com a pesquisadora Sonja Lyubomirsky, cerca de 40% da nossa felicidade está sob nosso controle. Os outros 60% são predeterminados por pontos de referência biológicos e eventos de vida recentes.
A felicidade é um estado que todos nós queremos alcançar mas que, muitas vezes, parece ilusório.
Várias pesquisas sobre esse tema foram feitas, concluindo que alguns comportamentos praticados, reduzem o efeito da adaptação hedônica, contribuindo para um “estado de felicidade” mais duradouro:
1. Buscar uma vida com significado
2. Construir relacionamentos de qualidade
3. Desenvolver uma visão otimista
4. Saborear pequenas experiência diárias
5. Praticar a gratidão
Essas pequenas atitudes correspondem aos 40% que estão no nosso controle e contribuem para uma vida plena e bem sucedida. Lembrando que, conforme dito por Shawn Achor (Universidade de Havard), não é o sucesso que nos faz felizes, mas a felicidade que nos faz pessoas bem-sucedidas!