Administração hospitalar e o fantástico mundo BANI

Administração hospitalar e o fantástico mundo BANI

Devido a uma conjuntura de fatores como aumento da expectativa de vida, descoberta e introdução de novas tecnologias em saúde, redução na taxa de analfabetismo, escassez de profissionais da saúde, elevado aumento nos custos relacionados a operação e investimentos das instituições de saúde. O desafio da gestão hospitalar é equalizar os custos, garantir padrões de qualidade e segurança para os usuários, ao passo que aumentam a produtividade, geração de receitas e, quando aplicável, aumento de lucro. Portanto, os gestores dos sistemas de saúde públicos e privados vivem um dilema que exigirá respostas disruptivas.

Em meio a necessidade de equilíbrio fiscal, observamos a cada dia novas descobertas de medicamentos mais eficientes e, por conseguinte, mais caros além da introdução de novas tecnologias em saúde que, na sua grande maioria, encarecem o serviço prestado.

Somando-se a tudo isso, a sociedade atravessa um momento peculiar de transição de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, conhecido como o mundo VUCA¹, para uma realidade pós pandêmica, onde a fragilidade, a ansiedade a não linearidade e o Incompreensível estão presentes na vida das pessoas, conceitos conhecidos como o mundo BANI².

Diante das demandas que se avizinham, o gestor na área da saúde deve estar preparado para enfrentar o imprevisível, ter em mente uma saída para situações urgentes e extremas, de diversas naturezas, desde escassez de financiamento á instabilidades políticas e jurídicas, além de treinar a resiliência para driblar a ansiedade e o senso de urgência, derivados de pressões cada vez maiores para que se tome decisões com poucas informações de qualidade, e estar ciente de que os planejamentos de longo prazo devem estar acompanhados de estratégias de curto prazo.

Por fim, o profissional que atua na gestão dos sistemas de saúde deve estar preparado para as constantes mudanças e adaptações da forma como se trabalha, visto que a tônica atual é ter pouco controle daquilo que está por vir, seja este “futuro” algo compreensível ou não. 

E você como tem se preparado para este novo mundo?

¹VUCA sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo em que vivemos atualmente, um mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas. origem do termo está no universo militar, mais precisamente no período pós-guerra fria

 ² BANI sigla em inglês formada pela primeira letra das palavras: Brittle (Frágil), Anxious (Ansiedade), Nonlinear (Não linearidade), Incomprehensible (incompreensível) foi criado pelo antropólogo Jamais Cascio e é considerado a evolução natural do mundo VUCA, pois reflete a realidade das sociedades após o início da pandemia.

Lucas da Silva Freitas

Analista de FP&A | Business Partner de Vendas | Custos

2 a

Parabéns pelo artigo, Carlos! Leitura importante e abrangente em assuntos atuais. Muito bom! 👏🏼👏🏼

Silvia Novaes Barreto

Coordenadora Geral de Pós graduação e Soluções corporativas do Centro Universitário São Camilo

2 a

Parabéns pelo artigo. Reflexões atuais e relevantes!

Bruna Alcantara

Coordenadora de suporte a operações

2 a

É exatamente isso Se mantém e se destaca, quem se adapta. A pandemia acelerou o inevitável Ótima reflexão Parabéns Carlos

Nicole Lira

Administração de Empresas | Gestão Hospitalar | Sistema Brasileiro de Acreditação| Facilities Management | Finance

2 a

Leitura de muito saber! Parabéns pelo artigo Carlos.

Diego Alves Lobato

Técnico de enfermagem | SPDM - PAIS

2 a

Parabéns pelo artigo Carlos!!! Diante dessas mudanças que o mundo vem passando, economica, ambiental e social, é importante que as organizações de saúde compreendam as necessidades atuais apresentadas, tanto por seus colaboradores quanto pelos clientes, tornado o método de gestão mais analítico, com processos decisórios mais rápidos, porém pesando as prováveis consequências e resultados que podem influenciar...! Desde a capacitação dos colaboradores para lidar com esse ambiente, até a utilização de novos métodos de gestão, para liderar os liderados que enfrentam as consequências dos eventos presentes! Parabéns pela reflexão Carlos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Borges

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos