Advanced 3D News #34: Balanço de experiência de estágio
Esta marca a minha última semana de estágio na Advanced 3D Print e fui desafiada a medir o meu feedback do que constituíram os meus últimos 9 meses de crescimento profissional. Acompanhe tudo:
As aprendizagens
Criatividade
Ao longo do estágio profissional do IEFP fui apta para adquirir várias competências técnicas. Pude desempenhar a função que mais gosto: a gestão de redes sociais. O objetivo foi gerir diferentes redes tendo em conta os seus públicos-alvo, de forma a promover os serviços de forma criativa e original, desafiando-me a mim própria no dia-a-dia. Desde ideias de conteúdos até à sua edição, foi estimulante ter asas para a liberdade no desempenho das minhas tarefas. Nada foi demasiado fora da caixa, e tudo foi bem-vindo, o que ampliou os meus horizontes como aprendiz.
Resiliência
Conheci uma nova faceta minha, que procura rapidamente sempre uma solução para cada problema. Errar é humano e tive espaço para errar e aprender com isso. Aprender a relativizar cada momento, para contornar a situação com mestria e conhecimentos acumulados. Ao lado de Carlos Simões, que considerei meu professor durante este período, consegui tocar em cada ponto que constituísse uma barreira para o meu trabalho de Especialista de Publicidade e Marketing. Com o trabalho em equipa, o brainstorming foi útil para dar a volta por cima e este é uma aptidão que me irá acompanhar futuramente.
Conhecimentos
Durante o período de estágio foi-me possível aplicar os conhecimentos teóricos que aprendi no decurso da licenciatura e mestrado. Agarrei esta experiência com a determinação de estar aberta a novos conhecimentos em Marketing. Ao fazer esta ponte, entre a teoria e a prática, desempenhei diversas funções pela primeira vez. Desde a gestão de redes sociais, criação de conteúdo, e-mail marketing, edição de fotografia e vídeo... Desdobrei-me entre as várias redes sociais, com principal foco no Linkedin, procurando alcançar novas metas. Sei que me tornei numa melhor profissional, deixando para trás o título de "aprendiz" para júnior marketeer. Simultaneamente, tive acesso a uma formação profissional em UX Writing, explorando uma nova faceta da Comunicação.
Recomendados pelo LinkedIn
Desafios
Trabalhar numa startup
a) Limites de recursos
Fazer parte do projeto de uma empresa em início de crescimento constitui várias dificuldades. Estas adquirem a sua mais evidente forma através dos limites orçamentais para criar campanhas publicitárias, colocando obstáculos para que os produtos e serviços cheguem a mais pessoas. Este é um limite injusto, que atrasa o processo evolutivo de uma empresa. Foi neste panorama que ganhei resiliência em trabalhar com os recursos existentes para adquirir os melhores resultados. É um sentimento agridoce querer atingir novas metas mas haverem limites vincados.
b) Procura de reconhecimento
Com o enquadramento verificado, há uma incessante procura de reconhecimento da empresa. O objetivo é claro: ir ao encontro de potenciais clientes, offline e online. Este empreendimento está recheado de "não", e poucos "sim", e torna-se um desafio procurar alavancar o crescimento de uma empresa recente, numa área ainda pouco desenvolvida em Portugal. O esforço é muito, e demarca-se uma forte expectativa de um dia tornar-se conhecida.
O final de um ciclo
Com o cumprir de todos os objetivos propostos, chega ao fim o meu percurso na Advanced 3D Print. Para trás fica a vontade de ter chegado mais longe, e dar continuidade à minha carreira profissional num local que me acolheu tão bem. Com esta impossibilidade, justificada pelo contexto descrito no ponto anterior, ficam as memórias da empresa que acreditou no meu potencial e me marcou para o resto do meu caminho no Marketing. Numa altura em que os jovens nem sempre são reconhecidos, mesmo com formação e experiência, senti-me valorizada. E esse agradecimento fica, a toda a equipa que me recebeu em Abril de 2023.
Agradeço a todos que acompanharam as 33º edições de Advanced 3D News. Um projeto assinado com a minha rubrica ao longo destes meses. Deixo um sincero apelo a todos os subscritores: Que apoiem esta startup inovadora em impressão 3D. O like, a partilha e o comentário fazem toda a diferença.
Fique por aí para acompanhar a evolução da Advanced 3D Print!