Advogados em Tempos de Crise: a mentalidade do “novo normal”
Todo advogado autônomo ou associado, gestor de escritório de advocacia ou de departamento jurídico vive um momento divisor de águas em sua carreira - esteja você com ou sem carteira assinada.
Assim como em todos os demais setores, na advocacia as limitações impostas pelo atual momento provocarão uma seleção natural: nem todos dos mais de 1,2 milhão de advogados em atividade sobreviverão.
E isso é constatado por qualquer advogado que frequente grupos de Whatsapp e Telegram, lotados de profissionais que se ocupam ou do excesso de informação sem direção ou de reflexões sobre “quando tudo isso acabar”.
Por outro lado - e é neste lado que eu espero que esteja a sua atenção – há profissionais e escritórios de advocacia que se mantêm com sucesso e prosperidade, mesmo no momento atual.
O que diferencia esses profissionais da maioria dos advogados? Seu estado mental empreendedor.
São profissionais que assumiram para si uma mentalidade que direciona todas as suas ações e foco para as oportunidades – não para os obstáculos. Não veem crise.
Possuem um mindset de sucesso, ferramenta fundamental para superar dificuldades e crises.
Ao contrário do estado mental da maioria, assumem o poder de agir sem se deixar abalar pelos desafios – calculando os riscos e investindo em ações para avançar, mesmo diante de supostas incertezas.
Ou seja, não direcionam sua atenção para a inatividade ou paralisia. Ao invés disso, profissionais com essa mentalidade empreendedora focalizam sua energia e esforços nos meios de conquistar os resultados que desejam.
Caso você já tenha se conscientizado de que vai mudar seu estado mental e não vai deixar as crises influenciarem seu foco e o dos seus negócios, o segundo passo é agir agora para mudar a situação atual.
Ou seja, estar em home office e com limitações definidas pelo afastamento social não podem limitar você de avançar e de buscar oportunidades, novas soluções para clientes, novas formas de oferecer seus serviços.
Por isso listo algumas ações que favorecem a mudança de mindset que podem te ajudar agora a avançar e a blindar a sua carreira – mesmo em tempos de crise:
· Defina e adote estratégias de marketing digital para atrair de forma eficaz novos clientes – com inteligência, continuidade, baixo custo e respeitando o Código de Ética;
· Fortaleça o relacionamento com clientes atuais, disponibilizando soluções imediatas que evitem problemas no pós-pandemia, promovendo a fidelização;
· Prospecte novos contratos, implementando estratégias de networking e abordagens éticas e assertivas nas suas atuais redes de contatos – de onde você estiver;
· Estabeleça os nichos de mercado nos quais vai atuar daqui para a frente para uma venda mais qualificada e ética de serviços – em ambiente virtual, por exemplo; e
· Implemente estratégias financeiras sustentáveis e inteligentes de precificação de honorários, que lhe remunerem pelos seus serviços e ainda mantenha os clientes que valem a pena em sua carteira.
Por fim, ambiente-se com as novas tecnologias e capacite seus clientes para lidar com esse “novo normal” que seguirá no pós-pandemia. Defina metas e ações de acompanhamento porque todo advogado – como qualquer empreendimento, precisa se inovar, gerar lucro e resultados positivos.
Sobreviva a esta crise mergulhando nela para resgatar a sua própria carreira de forma assertiva. Ao mesmo tempo você se verá blindando a sua advocacia na direção de um pós-crise mais empreendedor.
“Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores.” (Roberto Shinyashiki)
Lisandra Thomé - InnovaJuris