AESabesp e AESAN buscam inspiração na WEFTEC, nos EUA, para impulsionar o saneamento no Brasil

AESabesp e AESAN buscam inspiração na WEFTEC, nos EUA, para impulsionar o saneamento no Brasil

Fenasan e os Jogos do Saneamento vão ganhar formato inovador após visita ao evento em Nova Orleans. Competição entre operadores será destaque no Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024, de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte.

Uma comitiva da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), composta pelo presidente AESabesp Luciomar Santos Werneck, a presidente da AESAN, Alzira Garcia, e membros da Diretoria, integrantes da Comissão do Encontro Técnico e Fenasan 2024, participou da WEFTEC (Water Environment Federation’s Technical Exhibition and Conference), em Nova Orleans, nos Estados Unidos, de 5 a 9 de outubro.

O objetivo da visita foi buscar inspiração e trocar experiências para aprimorar os eventos promovidos pela AESabesp. Participaram da comitiva, além de Luciomar e Alzira, Eduardo Morelli, Helieder Zanelli, Olavo Sachs, Patricia Taliberti, Paulo Victor Sampaio, Pierre Siqueira e Sulamita Santos e Cícero Ferreira Batista, coordenador dos Jogos das provas dos Jogos do Saneamento. 

Segundo Alzira Garcia, responsável pela gestão estratégica dos Jogos do Saneamento, novidade do 35º ET AESabesp e Fenasan 2024, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a visita à WEFTEC, reconhecida como o maior evento mundial de questões relacionadas à água, reforçou a ideia de focar no produto e nas inovações tecnológicas. O tema central do evento foi “Liderando o Futuro da Água”.

Alzira dá mais detalhes sobre a visita:

“Tivemos um interesse em conhecer Operations Challenge Teams (Desafio de Operações), competição que ocorre tendo como base práticas operacionais do setor de saneamento. Obtivemos ótimos insights que poderão ser aplicados nos futuros Jogos do Saneamento FENASAN, uma vez que ambos os eventos compartilham uma estrutura similar, um espaço para desenvolvimento de técnicas com competições entre operadores.

Uma diferença notável observada na WEFTEC foi que, no Desafio de Operações, os competidores enfrentaram situações reais, enquanto, nesta primeira edição dos Jogos do Saneamento, as provas serão simuladas devido à limitação de espaço. Dependendo das condições, o formato real poderá ser incorporado em futuras edições dos Jogos.

Os participantes são organizados para representar suas empresas como verdadeiros times, enfatizando o trabalho em equipe e a colaboração. Nos Jogos do Saneamento, adotamos uma abordagem semelhante. Além disso, os Jogos foram concebidos para serem inclusivos, reunindo operadores de diversas empresas, municípios e estados, além de prestadores de serviços públicos e privados, ampliando a troca de experiências no setor de saneamento.

Outro ponto importante é a avaliação, em que o tempo e o número de erros são considerados. Aqueles com menos erros, mesmo que mais lentos, recebem maior pontuação, algo que podemos adotar nos Jogos do Saneamento FENASAN para promover a qualidade e precisão técnica.

O que também chamou a atenção na WEFTEC foi a aplicação do formato de apresentação de conteúdos no estilo TED (Technology Entertainment and Desing) palestras curtas, inspiradoras, feita por especialistas e  por lideranças.  O espaço dedicado às exposições de equipamentos e materiais apresenta um formato inovador, na organização de estandes abertos que utilizam design simplificado, sem grandes ornamentos, destacando o produto como o ponto focal, uma abordagem centrada na essência e na inovação, com foco na sustentabilidade.

A WEFTEC gera ainda oportunidades para o emprego e a participação ativa de pessoas da terceira idade. Parece ser um excelente exemplo de como eventos grandes podem repensar suas práticas, não só em termos de conteúdo, mas também de estrutura e impacto ambiental e social.

O aprendizado obtido através da WEFTEC nos proporcionou uma base sólida para que nós, os participantes dessa missão possamos colaborar com sugestões de melhorias para FENASAN e para os JOGOS DO SANEAMENTO FENASAN em suas próximas edições. A simplicidade na organização e foco nas inovações será fundamental para o sucesso destes eventos, que busca promover a integração e a excelência no setor de saneamento.”

O presidente da AESabesp, Luciomar Werneck, conta ainda que em viagem recente à New Orleans, nos Estados Unidos, pode testemunhar o trabalho realizado lá após a passagem do furacão Katrina. “O exército construiu uma barragem e protegeu a cidade contra novas inundações. São cerca de 280 km de área protegida em torno da cidade”, informa.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos