Afeto nas Relações Profissionais
O Desafio de Lidar com Pessoas que Não Admiramos
Ao longo dos meus 24 anos de carreira, uma reflexão se fez presente e ao ler Carreira Sem Sofrer de Ana Tomazelli, encontrei uma pergunta que me trouxe alguns insights: "Como nos comportamos quando temos poder sobre alguém ou quando estamos sob o poder de alguém? E quando o poder se dá de forma igualitária, entre partes? Como escolhemos nos comunicar, tomar decisões, estabelecer vínculos e construir uma rotina com pessoas de quem não necessariamente gostamos? É o afeto um componente central para existir em uma carreira?"
Construindo Repertório em Meio a Desafios
Quando reflito sobre os momentos mais desafiadores da minha carreira, o que mais se destaca são as vezes em que trabalhei sob a liderança de pessoas que não admirava. O desgaste emocional era evidente. Eu precisava me preparar para ir ao trabalho como quem se prepara para um debate: meditar, organizar meus pensamentos e me armar de argumentos, mesmo quando a lógica técnica já estava do meu lado.
Enfrentar esse tipo de situação era desgastante, tanto para minha energia quanto para meu bem-estar. No entanto, foi nesses desafios que descobri uma lição valiosa: não é necessário gostar de alguém para manter uma relação funcional e produtiva com essa pessoa.
Recomendados pelo LinkedIn
O Papel do Afeto nas Conexões Profissionais
Ao longo do tempo, percebi que desenvolver um repertório para lidar com essas adversidades era crucial. E o afeto tem um papel nisso. Mas não o afeto no sentido emocional ou de afinidade, e sim um afeto que vem do respeito — tanto por mim mesma quanto pelas pessoas com quem precisava lidar. Mesmo que não houvesse admiração ou simpatia, aprendi a focar em criar relações de trabalho saudáveis e eficazes.
O verdadeiro poder do afeto nas relações profissionais está menos relacionado com o quanto gostamos das pessoas e mais com nossa habilidade de reconhecer a importância das conexões humanas. O afeto, nesse contexto, significa entender que, no ambiente de trabalho, a colaboração e o respeito são essenciais para a harmonia, mesmo quando o vínculo pessoal é frágil.
Você Consegue!
Se você se identificou com parte do que eu já vivenciei, estou aqui para te dizer que eu sei o quanto pode ser difícil e desgastante. Mas confie em mim: é possível! É possível aprender a lidar com pessoas das quais você não é muito fã, é possível construir repertório para enfrentar essas situações sem deixar que elas esgotem sua energia.
Aprendi a meditar e a me preparar emocionalmente para dias desafiadores, e isso me ajudou a prosperar em cenários difíceis. Acredite, você também pode encontrar as suas próprias ferramentas. Aliás, conte comigo pra te ajudar com isso!
Assistente Social/ Analista de Saúde Ocupacional / Serviço Social
3 mQue ótimo Danubia! Parabéns pelo texto e com certeza é muito válido no nosso ambiente de trabalho! Sei o quanto é uma Excel profissional e tem um coração do tamanho do mundo! 👏🏽
Pós Graduada em Gestão Estratégica Empresarial | Engenheira de Produção| Coordenadora do Sistema de Gestão Integrado (SGI) | WCM |TPM | Melhoria Contínua | Processos | Gestão Industrial e Gestão da Qualidade.
3 mParabéns pelo artigo Danúbia Pereira Silva você descreveu exatamente oque de fato acontece, e o melhor como podemos sair desta situação. 🎉👏
Especialista em Reformas de Componentes e Máquinas aplicadas em Mineraçao e Construçao Civil. Specialist in reforms of components and machines used in mining and civil construction.
3 mMuito bom o artigo Danubia, obrigado por compartilhar!!