Afinal o que é Ser uma Super-Heroína?
Eu já ouvi tantas vezes essa afirmação: "Cris você é uma mulher forte". E muitas vezes eu olhei no espelho e disse para mim mesma. "Coragem Cristiane você é uma mulher forte"!
Ser uma mulher forte não está relacionado a força física e sim a viver uma vida digna e principalmente alimentar o amor próprio que é o respeito por si mesma. Gosto muito da citação de Oscar Wilde que diz o seguinte:
"Amar a si mesmo é o começo de um romance para a vida toda".
O autoconhecimento te ajuda a buscar consciência e ao mesmo tempo é fundamental para você conseguir entender as suas emoções para continuar seguindo a jornada. Não sei pelo o que você está passando neste momento. E talvez você não consiga dizer para si mesma que é uma mulher forte. Calma não se julgue e se permita a encontrar a mulher forte que habita dentro de você. É importante fazer uma auto-avaliação positiva para a construção de pilares que sustem os nossos passos durante a jornada que se chama vida e nesta jornada há muitos caminhos e trilhas para serem desbravados.
Como eu gosto de dizer que em diversos momentos da vida é possível superar as próprias fronteiras quando nos colocamos no papel de protagonistas e saímos do papel do autojulgamento e autocritica, para nos permitir a renovar a autoestima e o amor-próprio.
Vou compartilhar com vocês os 4 pilares sobre auto-avaliação positiva que a autora Ursula Nuber coloca em seu livro os 10 Mandamentos da Mulher Decida.
- Experiência - "Gosto de mim da maneira que sou". É importante olhar para sua história e se você chegou até aqui com certeza porque adquiriu diversas competências, desenvolveu algumas habilidades, teve bom desempenho nas funções que lhe foi atribuídas e mesmo que as pessoas te digam ou mesmo você repita para si mesma que teve sorte. Agora é o momento de você riscar a palavra sorte do seu campo mental e passar a valorizar mais a sua inteligência, pois eu afirmo com todas as letras "você chegou até aqui através das experiências colhidas ao caminhar na jornada da vida". Permita-se a partir deste momento errar e acertar e construa uma nova percepção de suas ações, pois segundo o filosofo, historiador, sociólogo e economista escocês do período do Iluminismo (século XVIII) David Hume:
o princípio de que todo o conhecimento relativo ao mundo embasa-se em percepções e experiências. As percepções são definidas como fenômenos que se dão no espírito humano (mente) através da sensação interna ou externa.
2 - Convicção - "Sou capaz de fazer o que me proponho". Habitua-se acreditar na sua capacidade, ou seja, desenvolva o hábito de confiar em si mesma. Pois historicamente nós mulheres fomos criadas para serem boas moças, comportadas e obedientes. Mas Cris, por acaso ser bem comportada e obediente é um problema? Obviamente a minha resposta é Não. Entretanto ao longo da história foi acarretando a desigualdade em diversos pontos da sociedade só que irei abordar apenas no campo profissional. Liderar uma palavra onde os homens se sentem confortáveis há séculos e para as mulheres um grande tabu, um enorme paradigma. Pois a imagem que foi construída em torno da liderança é de austeridade que significa uma pessoa severa e grosseira e dentro desta percepção é inadmissível ver uma mulher ocupando um cargo de liderança afinal "fomos criadas para ser (comportadas, obedientes) enfim mulheres boazinhas". Este artigo vai virar um livro se eu for relatar tantos exemplos de liderança femininas que superaram as fronteiras que mulheres na liderança não atingem bons resultados. Fecho esta segunda autoavaliação com a citação de Eleanor Roosevelt denominada “Primeira-dama do Mundo” pelo presidente Truman por suas realizações humanitárias ao longo da vida:
A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade
3 - Reconhecimento - "Estes são os meu pontos fortes e estes são os meus pontos fracos". Neste pilar vou propor um exercício de autoimagem positiva que a autora coloca em seu livro é simples com uma pitada de dificuldade caso a sua autoestima esteja baixa que fique claro a autoestima baixa te leva a percepção de que você não sabe fazer nada, que tudo na vida é muito difícil de alcançar, pois você não se vê como uma pessoa competente.
Pegue papel e caneta e faça o exercício. Uma observação se me permite: (Eu fiz o exercício e posso afirmar os resultados são excelentes se você se permitir vivenciar a experiência da construção da sua autoimagem atual).
Como estou abordando o contexto profissional na folha destaque um assunto, por exemplo, negociação - escreva as qualidades que você reconhece e aprecia em você e do outro lado quais os pontos que você precisa melhorar para atingir a sua alta performance no assunto negociação. Vou te dar alguns exemplos "sou criativa", "não desisto facilmente" e do outro lado "preciso melhorar a minha inciativa", "preciso apresentar as minhas ideias com mais clareza".
Para este exercício fazer sentido é preciso que você seja muito sincera consigo mesma, caso você identifique mais pontos fracos que precisem ser melhorados para passar ao campo das forças, calma não se sinta mal por isso e não pegue o chicote do autojulgamento, faça ao contrário e trilhe o caminho do desenvolvimento e de o seu melhor com os recursos que estão disponíveis a seu favor. E ao final deste exercício olhe-se no espelho e faça um auto-elogio, pois você merece e é digna de ser bem sucedida.
4 - Discernimento - "Isto esta certo e isto está errado". Este é um ponto que eu considero ser um pilar delicado para contextualizar. Por exemplo é certo se gabar por ter fechado um contrato em que você estava dias trabalhando, estudando a melhor forma de convencer o seu superior que a sua ideia é ótima e se for bem executada irá atingir bons resultados. É certo ou errado? E ai vem o famoso depende, que é a capacidade de discernir, ou seja, é momento de chamar atenção de todos para a sua competência e tome cuidado para não desmerecer a sua conquista com as seguintes frases "há esse resultado foi sorte, o meu líder estava de bom humor, ou o cliente fecharia com outra pessoa também".
Segundo o dicionário de significados "Discernir é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas". Portanto se você executou uma atividade com maestria se orgulhe disto, aceite os elogios e repita "Sim minha ideia foi fantástica e por isso foi aprovada para o projeto", "Eu sou uma pessoa muito competente, fechei o contrato e atingi a meta".
E é aqui que esta o grande segredo deste pilar: você só será reconhecida por seus esforços se for coerente consigo mesma, o que eu quero dizer é o seguinte - ficar falando aos quatro ventos que ninguém reconhece os seus esforços se você mesma não consegue afirmar que confia em si mesma para realizar o que almeja, com certeza você continuará no mesmo caminho do vitimismo e da falta de amor próprio.
Finalizando, empenhe-se ao máximo para ser a sua melhor versão de Super Heroína e que fique claro os super heróis possuem pontos fracos só que o que fica em evidência são as suas virtudes, obstáculos foram criados para serem superados e sucesso é um processo entre fracasso e aprendizado. A decisão é um livre arbítrio, ou seja, você tem o poder de escolher suas ações e o caminho que quer seguir. Faço votos que este artigo que cruzou o seu caminho hoje te ajude a continuar a trilha do desenvolvimento pessoal e profissional.
Por favor coloque nos comentários a sua opinião, sugestão e considerações que possam enriquecer ainda mais este conteúdo e que possamos criar discussões saudáveis que ajude o crescimento pessoal.
A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio. A chuva é o destino, a possibilidade de se molhar ou não, é sua. Sri Sri Ravi Shankar
Consultora do Bem Estar na doTerra Brasil
4 aAchei incrivel o artigo! Agradeço por compartilhar!