Afinal, para que serve o recrutamento e seleção?
O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado à inteligência que elas detêm: os talentos. Portanto, detectar, atrair, engajar e desenvolver talentos são funções altamente estratégicas para uma organização.
O objetivo de se executar um processo estruturado de recrutamento e seleção é conseguir atrair e selecionar profissionais qualificados, que venham rapidamente contribuir para os resultados da organização.
Outro objetivo bem óbvio é contratar certo, ou seja, encontrar a pessoa certa para o cargo, pessoas que tenham características que vão facilitar seu desempenho na função. Contratar uma pessoa com características que não contribuem para atuação no cargo é ruim para empresa porque terá que desligá-la em breve, gerando retrabalho e abalo emocional na equipe. Muito pior para o contratado, que muitas vezes não sabe ao certo no que errou. E às vezes o erro não foi dele, foi da contratação equivocada. Ele poderia contribuir muito com a empresa, mas em outro cargo.
Sei que isso é complexo e que para quem não vivencia no dia a dia, é algo difícil de entender. Mas reflita comigo: cada pessoa tem características e um talento voltado a determinados tipos de atividades. Se você encontra uma vaga onde pode exercer seu talento, é sucesso na certa. Agora, se fica preso em uma função que não dá espaço para seu talento brilhar, isso gera sofrimento.
É função do recrutador identificar isso em você. Identificar suas características e talentos. Por isso alguns processos seletivos tem tantos testes e entrevistas. Pode parecer um “saco”, mas é essencial para que você possa atuar em uma vaga ideal para o seu perfil, para que se sinta feliz nela e consiga apresentar melhores resultados para a organização.
Do contrário, em pouco tempo, você não estará feliz com a vaga, não conseguirá se sobressair e com certeza a empresa não ficará feliz com seu desempenho. O que poderá resultar em um desligamento.
Então, quando você não passar em um processo de seleção, não se entristeça. Não fique criticando o processo de recrutamento e seleção. Agradeça. Procure se conhecer, ter clareza das suas principais habilidades, isso facilitará sua recolocação. Você terá clareza das suas competências e poderá buscar as vagas que realmente estejam compatíveis com suas habilidades e talentos.