Afinal porque mudar de Mindset?
Muito se fala em mudança de “mindset”!
Neste artigo falarei que a mudança do mindset, pode ser fundamental para o seu #sucesso pessoal ou profissional. Usei como referência, o livro," Mindset: a nova psicologia do sucesso", da ph.D em psicologia, Carol S. Dweck.
Mindset, ou traduzindo em português, “Mentalidade”, é a maneira de uma pessoa pensar, ou modelo mental.
Segundo suas pesquisas, os mindsets para personalidade entram em ação nas situações que envolvam qualidades pessoais – por exemplo, quão confiável, cooperativo, atencioso ou socialmente habilidoso você é.
Existem dois tipos de mindsets:
· Mindset Fixo, faz com que você se preocupe com a forma pela qual será avaliado. As características e pensamento são imutáveis e determinantes. O #sucesso consiste em provar que você é inteligente, talentoso e afirmar-se. O fracasso significa não crescer, não atingir as coisas que você dá valor, ou seja, não está realizando suas potencialidades.
· Mindset de Crescimento Progressivo, torna-o interessado em seu aperfeiçoamento. O sucesso é mutável. A questão é abrir-se para aprender algo novo, desenvolver-se. O Fracasso significa que sempre é possível evoluir com as dificuldades e adversidades.
E porque é tão importante mudar de mindset?
Quando eu tinha 18 anos, meu grande objetivo era ingressar na Universidade. Nesta época já era independente e trabalhava para pagar minhas contas. Tracei como objetivo ingressar em uma Universidade Privada, onde o curso escolhido era realizado à noite. Neste mesmo ano, por obrigação, alistei-me nas Forças Armadas. Como eu já tinha o ensino médio completo, fui enviado para o CPOR, onde para o ingresso eram necessários exames de aptidões físicas e teóricas.
Um dos testes era percorrer 100 metros rasos com tempo limite de 15 segundos, da qual fui reprovado duas vezes.
Conclusão, nesta fase eu tinha um mindset fixo, porque acreditava que a minha jovialidade e vigor físico seriam suficientes para eu passar, sem fazer esforços. O fracasso me rotulou e não me ofereceu caminho para o êxito. Fiquei deprimido, tentando restabelecer a minha autoestima culpando alguém pelo meu fracasso. Consequentemente não realizei todo o meu potencial.
Acabei ingressando no Exército como soldado, tendo que adiar o ingresso na Universidade por 01 ano e meio.
Quando eu tinha 30 anos, conheci um grupo de amigos e comecei a interessar-me pela corrida e pelo ciclismo. Logo em seguida comecei a treinar e baixar os tempos nos treinos. Determinei uma meta audaciosa, ganhar um campeonato Brasileiro de Duatlo (modalidade 10Km corrida, 40Km ciclismo e 10Km de corrida), na faixa etária.
No primeiro ano fiz a prova e tomei gosto pela coisa... Foquei, dedicando meus tempos disponíveis enquanto não trabalhava para treinar, aprimorar técnicas e montar estratégias com a minha equipe para baixar tempos. Em 2003, com 32 anos consegui conquistar o incrível Campeonato Brasileiro na Categoria!
Conclusão neste momento já havia mudado o mindset para Crescimento. Eu já acreditava que as minhas qualidades básicas podiam ser desenvolvidas e que os fracassos não me definiam mais. Melhorei meus tempos com muita dedicação, treinamento e esforço.
Eu pensava que para ser bom nos esportes, era preciso ter um dom natural, mas descobri que para ser bem sucedido é preciso aprender técnicas, habilidades e praticá-las regularmente.
Os Mindsets são uma parte importante das nossas personalidades, mas podemos modificá-los, simplesmente tomando conhecimento da existência da nossa mentalidade. Podemos começar a raciocinar e reagir de novas maneiras, permitindo oportunidades para aprender, não rotulando nossos fracassos ou desanimando diante de grandes esforços. Nessas ocasiões pense no desafio e o que aprenderemos com o fracasso e como prosseguiremos com os esforços para sermos bem sucedidos.
Caso você tenha sido demitido de um emprego, reprovado em uma prova ou ter sido rejeitado, concentre-se nesse episódio. Sinta as emoções que o acompanham. Examine honestamente seu papel naquela situação, mas entenda que ela não define a sua inteligência. Em vez disso pergunte... O que aprendi (ou como posso aprender) com essa experiência? Como posso utilizá-la para o meu aperfeiçoamento? Leve com você essas ideias em lugar das outras.
Existe algo que você sempre quis fazer, mas teve medo de não saber fazer bem? Faça planos para tentar!!
Marketing | Produção de Conteúdo | Mídias Digitais | Corrida | Palestrante
4 aO lado bom de tudo é que nunca é tarde para aprender e fazer diferente, Giuliano Brasil Graciolli. É assim que a gente evolui e alcança um novo patamar em nossa vida!
Diretor de Recursos Humanos | Gerente de Pessoas e Cultura | Gerente de Recursos Humanos |Gerente Executivo de RH | HR Manager | Head de Recursos Humanos | Sr HR Manager | Diretor de RH | Saúde, Indústria, Varejo
4 aRealmente, parar e analisar as situações e entender como podemos crescer a partir de revisões de mindset é imprescindível. Crescer implica em se rever o tempo todo. Bom artigo.
Diretor de Marketing na Fuga S/A | MBA em Negócios Internacionais
4 amuito bom o artigo Giuliano! Obrigado e parabéns˜
GERENTE DE MARKETING | PRODUTO | COMUNICAÇÃO | TRADE MARKETING
4 aExcelente abordagem! Estar aberto a mudar o mindset é condição básica atualmente!