Agilidade: o que é e qual sua importância
A agilidade é uma filosofia, um conjunto de valores e princípios que nasceu com o manifesto ágil para guiar as práticas de gestão de desenvolvimento de software, mas que hoje também pode ser encontrada em empresas de diversas áreas.
A ideia veio contrapor os processos burocráticos que eram muito comuns antigamente. Com o objetivo de tornar o desenvolvimento de produtos e serviços mais simples, eficiente e principalmente, transparente, esse novo tipo de gestão vai prezar por frequentes entregas de valor visando sempre a evolução do que está sendo criado.
Em um mundo tão dinâmico como o que vivemos hoje, esse mindset é muito importante para que as empresas que desejam chegar mais rápido aos seus clientes consigam testar uma nova ideia e a partir disso, melhorar e adaptar o seu produto de acordo com as necessidades dos usuários.
A implementação dessas ideias em empresas podem vir de diversas metodologias e frameworks que organizam os princípios da agilidade em práticas de gestão, dentre as várias existentes no mercado as mais famosas são: SCRUM, Kanban, Lean e o XP (eXtreme Programming).
Cada framework vai trazer seus conceitos e ferramentas para o dia a dia do trabalho, mas é interessante notar que o ágil como filosofia, de certa forma também dá a possibilidade de criar e juntar conceitos para criar métodos e práticas de acordo com a realidade das empresas.
A experiência de tomar decisões com o olhar para a entrega de valor constante do produto ou serviço que desenvolvemos é uma experiência muito interessante que o ágil proporciona. As discussões saudáveis sobre projeto, prioridades e etc. estão cheias de aprendizados diários e a evolução do time ajuda também a fortalecer a confiança.
Por fim, essa abordagem mais dinâmica de gestão além de trazer para a ordem do dia a objetividade da entrega rápida e a melhoria contínua, ainda proporciona muitos desafios para quem as aplica e isso contribui muito para a evolução das pessoas.