Agosto: Conscientização sobre o câncer de pulmão e reflexão sobre o rastreio.
Agosto é o mês da conscientização sobre o câncer de pulmão, para lembrarmos da importância e necessidade da prevenção, redução dos fatores de risco, educação, percepção de novos agentes desconhecidos e principalmente definição de programas de rastreio.
Sim, o Brasil não possui até o momento uma política definida de rastreio!
Segundo dados do INCA: " O câncer de pulmão, segundo as estimativas 2020, é o terceiro mais comum em homens (17.760 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (12.440 casos novos) - sem contar o câncer de pele não melanoma. É o primeiro em todo o mundo em incidência entre os homens e o terceiro entre as mulheres. Em mortalidade é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres segundo estimativas mundiais de 2020, que apontou incidência de 2,12 milhão de casos novos, sendo 1,35 milhão em homens e 770 mil em mulheres." ¹
Sempre houve uma discussão sobre que exames e para quem deveriam ser solicitados os mesmos como forma de rastreio e detecção precoce do câncer de pulmão, devido dados contraditórios em estudos realizados previamente.
Estudos recentes, retomaram a discussão, após demonstrarem benefício do rastreio, com redução de mortalidade, com a realização de Tomografia Computadorizada de Baixa Dose/Intensidade, em populações selecionadas como alto risco.
A US Preventive Service Task Force (USPSTF) recomenda que o rastreamento para o câncer de pulmão seja realizado em indivíduos: entre 50 a 80 anos, com carga tabágica de 20 maços/ano ou mais, e que atualmente fumam ou pararam de fumar nos últimos 15 anos. ²
A conclusão atual do INCA: "Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de pulmão na população geral traga mais benefícios do que riscos e, portanto, até o momento, ele não é recomendado. Estudos recentes mostraram a possibilidade de que a realização de tomografia de baixa dose de radiação em grandes fumantes (um maço por dia por 30 anos) e com idade acima de 55 anos possa reduzir a mortalidade por esse câncer. Entretanto, há riscos ligados à investigação que se segue nos casos positivos. Por isso, a decisão de realizar ou não o exame deve ser discutida entre o paciente e o médico." ¹
As Sociedades e Grupos oncológicos, além das grandes instituições do país, já utilizam a tomografia como rastreio. A detecção precoce do câncer de pulmão é fundamental, uma vez que reflete em maiores taxas de cura e sobrevida.
Recomendados pelo LinkedIn
As campanhas de conscientização são imprescindíveis! A definição do rastreio também!
Referência:
1- Instituto Nacional do Câncer (INCA): acessado: www.inca.gov.br/tipos-decancer/cancer-depulmao. Acesso em: 1 Ago 2022.
2- JONAS, D. E. et al. Screening for Lung Cancer With Low-Dose Computed Tomography: An evidence review for the U.S. Preventive Services Task Force. Rockville: Agency for Healthcare Research and Quality, 2021.
3- CANADIAN TASK FORCE ON PREVENTIVE HEALTH CARE (CTFPHC). Published: 2016. Disponível em: https://canadiantaskforce.ca/guidelines/published-guidelines/lung-cancer/. Acesso em: 1 Ago 2022.
Foto: fonte -> Pexels.
CEO | MBA | Lawyer | Medicine Student
2 a👏👏👏