“Ah, mas de novo vamos falar de câncer de mama, todo ano falamos dele”.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de 2020 a 2022, está previsto um índice de 66.280 mil novos casos no Brasil, com risco de 61 deles a cada 100 mulheres. A taxa de exames de mama realizados no país é baixa, menor ainda durante a pandemia, e as adversidades sociais para que consigamos olhar para nós mesmas são muito grandes.
Então, sim, precisamos falar disso!
Nós, mulheres, somos 51,5% da população total do país e passamos por particularidades que só nós entendemos. Incluindo o tema saúde.
E, aproveitando o objetivo desta rede social, que é falarmos sobre o universo corporativo, vale citar que para conseguirmos nos cuidar, além de criarmos uma rede de apoio cada vez mais forte entre nós - que é um dos objetivos do meu texto aqui hoje - , nossa estabilidade financeira também pode ser um fator de grande peso para isso.
Mas, sabemos o quanto ainda há barreiras no mercado de trabalho para nos colocarmos da forma que esperamos. Por isso, aqui vai um apelo através de uma pergunta: você está mesmo trabalhando a inclusão e suporte às mulheres na sua empresa de forma justa?
Eu trabalho em uma empresa em que a maioria dos colaboradores são mulheres. Na gestão, a maioria das executivas são mulheres e me orgulho muito disso. Aqui somos contratadas e promovidas grávidas, temos horários e modelos de trabalho flexível e podemos cuidar de nossos filhos ocupando as principais cadeiras de gestão.
A força feminina que cria e educa um filho é capaz de transformar qualquer ambiente, principalmente o empresarial. E, em contrapartida, ele nos ajuda em nossa própria transformação, crescimento e autocuidado.
Recomendados pelo LinkedIn
Neste mês de outubro, no qual celebramos o movimento de conscientização da importância de detectarmos de forma precoce o câncer de mama, além de compartilharmos informações, também precisamos apoiar o acesso a serviços de diagnóstico para reduzir a mortalidade.
Por isso, quero aproveitar este espaço para fazê-lo e dividir com todas as mulheres que passarem por aqui minha sororidade nesta nossa jornada que não é nada fácil. Que consigamos nos unir para nos cuidar, ter saúde e viver bem.
Os principais sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fonte: www.contagem.mg.gov.br | Link completo
Fora os hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde), nos quais você consegue o exame de forma gratuita, também achei interessante deixar algumas indicações de clínicas com preços mais acessíveis: Dr. Consulta, Dr. Família, Dr. Atende e Clínica Fares.