AI Insights :: December 2024 edition
Hello, Innovator
Mais empresas adotando a AI. AI permitindo coisas cada vez mais surpreendentes.
Nosso olhar Nxt_ Gen Tech traz o que de mais revolucionário aconteceu nesse universo no mês que passou.
Investimentos, oportunidades e conquistas que definitivamente irão inspirar sua próxima inovação.
Siga a thread e até o próximo mês_
nxt_ gen tech
OpenAI adquiriu o domínio Chat.com do Dharmesh Shah, fundador do Hubspot, que havia comprado o domínio por U$15mi em Março/23. Shah confirmou que o domínio foi vendido em troca de ações da OAI. Abu Dhabi utilizará agentes de IA da Microsoft para auxiliar na exploração de petróleo.
Meta flexibilizou o uso dos modelos Llama, agora autorizados para segurança nacional e fins militares, em parceria com grandes nomes como AWS, Microsoft, Oracle, Lockheed Martin e Scale AI, reforçando seu alinhamento pró-América.
McKinsey publicou uma pesquisa mostrando que 72% das empresas já adotaram a IA em duas ou mais funções este ano, acima dos 50% do ano passado.
Epoch AI publicou uma pesquisa mostrando que modelos open-source, como Llama, estão reduzindo sua distância de equivalência aos modelos fechados rapidamente (26 > 16 > 2 meses). O Llama 4, previsto para 2025, será treinado com 10x mais dados, intensificando a disputa.
Perplexity começou a veicular anúncios em sua plataforma através de “respostas patrocinadas” como recomendação.
Amazon iniciou o desenvolvimento de um chip de IA com a Annapurna Labs para rivalizar com a Nvidia.
OpenAI planeja lançar em janeiro o “Operator”, um automatizador de tarefas para usuários.
Together.ai fechou uma parceria com o Hypertec Cloud para fazer uso de 36k Nvidia GB200 em 2025.
Big techs vão investir U$250 bilhões em infraestrutura de IA em 2025, liderando a maior corrida tecnológica desde o boom do mobile, enquanto a Nvidia segue lucrando com a alta demanda por GPUs.
Cúpula do G20 propôs uma força tarefa para debater sobre o desenvolvimento da inteligência artificial.
Perplexity AI e Quartr se unem para dar aos investidores de varejo acesso a informações financeiras de nível institucional.
OpenAI vendeu U$1.5bi em ações para o Softbank, ao preço de U$210 cada ação.
OpenAI apresentou o ChatGPT Search, integrando buscas em tempo real com acordos de licenciamento de conteúdo, como Reuters e AP, pronta para competir com o Perplexity.
Osmo Labs conseguiu a façanha de digitalizar cheiros e replicá-los online, sem intervenção humana, utilizando somente IA.
Kling AI atualizou na versão 1.5 e trouxe o recurso “Consistência de Personagem” e agora você pode treinar seu próprio modelo para os seus vídeos.
Decart, em parceria com a Sequoia, lançou o Oasis, um modelo de IA que gera ambientes de videogames em tempo real, destacando-se entre engines com geração interativa baseada no comportamento dos jogadores e rodando 100x mais rápido que modelos tradicionais.
Runway lançou o Controle Avançado de Câmera para o modelo Gen-3 Alpha Turbo, permitindo zoom, panorâmicas e ajustes precisos em vídeos gerados por IA, permitindo um maior controle para criadores.
Etched liberou o Sohu no mercado, o primeiro ASIC feito exclusivamente para IAs, sendo até 10x mais rápido que GPUs, atingindo até 500k tokens/segundo.
ElevenLabs lançou o Voice Design, recurso que permite descrever a voz TTS a partir de um prompt.
Alibaba apresentou o Accio, um mecanismo de busca B2B com IA que utiliza linguagem natural, mostrando um aumento de 40% das intenções de compra durante os testes piloto.
Google abriu o código do seu modelo AlphaFold 3 (predição de moléculas) para usos acadêmicos.
xAI está liberando uma versão gratuita do Grok 2 e Grok 2 mini para usuários gratuitos do X em alguns países.
PleIAs lançou o Common Corpus, o maior dataset multi-idiomas com 2 trilhões de tokens licenciados e documentados, resolvendo questões de direitos autorais no treinamento de LLMs e impulsionando projetos open-source com fontes confiáveis e diversas.
Google.org abriu um fundo de U$20mi para projetos sem fins lucrativos realizarem descobertas científicas que envolvam o uso de IA.
Alibaba anunciou o Qwen2.5-Turbo, a versão tunada do Qwen2.5 com 1mi de janela de contexto e open-source - com benchmarks superando GPT-4 e 4o-mini.
Stripe lançou agentes financeiros de IA que gerenciam reembolsos, cobranças e despesas de forma autônoma. Com integrações nativas como LangChain e Vercel, o Stripe inaugura uma nova era em que IAs gerenciam fluxos reais de dinheiro.
Figure 02, robô humanoide da Figure, já trabalha nas fábricas da BMW com precisão 7x maior e desempenho 400% mais rápido que sua versão anterior, marcando o avanço acelerado dos robôs em aplicações industriais.
Google anunciou um novo recurso de memória para o Gemini AI, que agora lembra das suas preferências e contexto pessoal.
Alibaba lançou The Matrix, uma experiência de mundo infinito e interativo em tempo real, atingindo 16fps em 720p.
Arc Institute e Together AI lançaram o EVO, um modelo de IA treinado em 2.7 milhões de genomas, capaz de prever mutações genéticas e projetar sequências de DNA, revolucionando áreas como saúde, agricultura e indústria.
Maritaca AI, startup brasileira por trás do primeiro LLM alimentado por conteúdo em PT-BR, lançou o Sabiazinho-3 - um modelo verde e amarelo com desempenho comparável ao GPT-4o-mini e Llama 3.1 70B.
RunWay cansou de fazer só vídeos, agora também faz imagens com o Frames, imagens absurdas ao nível MidJourney dentro do Gen-3 Alpha/API.
Pesquisadores do Google DeepMind e Stanford criaram "agentes simulacros" que replicam personalidades humanas com 85% de precisão a partir de entrevistas de duas horas, permitindo simulações em pesquisas e levantando preocupações em deepfakes.
Anthropic lançou o MCP, um padrão open-source que conecta IA a ferramentas como Google Drive e Slack, permitindo automação direta e comunicação em tempo real, competindo com o “Work with Apps” da OpenAI.
Recomendados pelo LinkedIn
PicPay integrou IA no WhatsApp com um assistente que interpreta áudios, imagens e texto, para facilitar transações via Pix.
Microsoft e Vaticano criaram uma experiência imersiva com IA da Basílica de São Pedro, em Roma, utilizando 400k fotos.
Descomplica está utilizando IA para realizar suas revisões das redações do ENEM, usando versões do ChatGPT.
Receita Federal está usando IA para analisar dados de contribuintes e detectar sonegação de impostos.
ProfilePrint está usando IA para analisar a identidade e a qualidade dos ingredientes para o agronegócio.
Pesquisadores japoneses desenvolveram um sistema de IA que analisa vídeos de rosto e mãos para detectar pressão alta (94% de precisão) e diabetes (75%), prometendo revolucionar o monitoramento de saúde com exames rápidos, acessíveis e baratos via apps ou websites.
National Institute of Health criou o TrialGPT, um algoritmo que faz a triagem de pacientes clínicos com a mesma precisão humana, reduzindo o tempo do procedimento em 50%.
Alaska Airlines utilizou IA para economizar +1,2 milhões de galões de combustível de aviação.
Spotify lançou um recurso de texto-para-playlist nos EUA. Basta descrever em inglês o que você busca e o app faz o resto.
Meesho, um e-commerce indiano, reduziu o custo em 75% de ~60.000 calls diárias de Customer Service usando IA generativa.
IMAX vai usar IA para traduzir idiomas em tempo real no cinema, como jogos ao vivo e diminuição do custo de tradução para filmes.
Um cientista usou IA e redes sociais para detectar sintomas de transtorno de estresse pós-traumático em pacientes que tiveram covid.
QuickBooks agora usa IA para automatizar tarefas financeiras como criação de faturas, categorização de despesas e gestão de contas.
AI que migra sistemas legados até 60% mais rápido
O nosso AI Cockpit + o GitHub Copilot é a combinação de plataformas revolucionárias que colocam a AI trabalhando em dobro pela sua empresa. Isso é Smart Engineering na prática, para modernizar, desenvolver e inovar, trazendo segurança e eficiência que sistemas antigos não conseguem mais atender.
Entrevista TECH DROP
A revolução da IA na ~complexa~ logística do ecommerce brasileiro está tirando até os maiores players da sua zona de conforto. Conversamos com a Camila Furlan, Latam Ecommerce Director da DHL e ela nos entregou o seu “pacote de insights de IA”:
Quais as principais barreiras para a adoção em larga escala de soluções de IA na logística?
🎙 Camila: Eu dividiria em 3. Primeiro, dados, o que você alimenta dos modelos de IA é o que você vai ter de saída. Segundo, a integração de sistemas. Nosso mercado é complexo, com diversas regras fiscais, o que gera muitas customizações sistêmicas. É preciso foco para definir onde aplicar GenAI para equilibrar a equação impacto-custo benefício-risco. Por fim, mudança cultural. Não só na mentalidade das empresas, mas também nas pessoas. IA não é sobre a ferramenta, mas a aplicação delas.
Tem algum exemplo onde as 3 barreiras foram quebradas?
🎙 Camila: O DHL fulfilment network é o exemplo perfeito. Imagina o seguinte cenário, você tem multiclientes, multiprodutos, diferentes operações logísticas, um consumidor mais ansioso e acostumado com alguns níveis de serviço. Do outro lado, os produtos ficam em estoques centralizados, aumentando tempo de entrega e cheio de ineficiências. A partir dessa problemática surgiu o Fullfilment Network, uma solução global que aproxima os estoques do e-commerce dos pontos de consumo. Quem cola as pontas? A IA. Os dados precisaram ser bem tratados, os sistemas integrados e os times se adaptarem.
Uma das novas trends no Logistics Trends Radar 7.0 da DHL é a Ética em IA. Quais riscos e oportunidades neste assunto?
🎙 Camila: Esse é um dos grandes pontos. Junto com a empolgação, vem também o compromisso das organizações. Dados de consumo, dados pessoais, dados de endereço... A responsabilidade é gigante, por isso, proteção e boa gestão devem ser tratados com ética, governança e segurança. E com o consumidor, vamos entrar em uma nova era da confiança.
Uma revolução em 36min
Os desafios, a importância do diagnóstico e maturidade dos dados, o futuro da AI nos negócios acelerando a inovação e muito mais. Dá para falar sobre esses temas por horas, mas em uma entrevista especial no podcast IA Todo Dia, nosso Head de Tecnologia, Leonardo Francisco, trouxe um olhar completo sobre a revolução AI acontecendo na Invillia.
Leia também
The journey will never end
O AI Insights vem para trazer informação nível Nxt_ Gen Tech. Porque onde tem IA, tem Invillia somando inteligência. Essa conversa pode continuar e ir muito além, acelerando sua próxima inovação.
Até o próximo mês_
nxt_ gen tech