Ai, minhas costas!

Ai, minhas costas!

O PPRT de hoje é sobre um assunto que a maioria de nós ignora! Nossa saúde. Eu tenho 28 anos e, trabalhando com computação de uma maneira ou de outra, entre suporte, manutenção e programação, nos últimos 11 anos, vejo a deterioração da minha saúde como um assunto que preciso tratar já, se quiser passar dos 40. Se você também está cheio de dores, em várias partes do corpo, ao fim de um dia de trabalho, continua a leitura. Se não, manda um comentário sobre quais os hábitos que você tem para me ajudar.

Primeiramente, o que é ergonomia?

A ergonomia é a ciência que estuda a interação entre os seres humanos e os outros elementos de um sistema, visando a otimização do bem-estar humano e o desempenho global do sistema. Para os profissionais de tecnologia, a ergonomia se traduz em práticas que promovem conforto, saúde e eficiência no ambiente de trabalho. (Sim, eu perguntei o significado à Zainab -- minha Chat-GPT).

E, por que ergonomia importa?

A importância da ergonomia pode ser compreendida por meio de seus impactos diretos e indiretos no dia a dia dos profissionais., como por exemplo:

  • Prevenção de Lesões e Doenças Ocupacionais
  • Aumento da Produtividade
  • Redução de Absenteísmo
  • Melhoria na Qualidade de Vida

Sobre cada um desses pontos:

  1. Você sabia que passar longas horas em frente ao computador, muitas vezes em posições inadequadas, pode levar ao desenvolvimento de lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)?
  2. Além disso, ajustes simples como altura adequada da cadeira, teclados e mouses ergonômicos e um monitor posicionado corretamente ajudam na sua produtividade!
  3. Absenteísmo é quando os profissionais começam a faltar no trabalho. Problemas de saúde decorrentes de um ambiente de trabalho inadequado podem resultar em ausências frequentes e licenças médicas, se investirmos em ergonomia, tudo isso pode ser evitado.
  4. Pessoas que sofrem menos com dores e desconfortos físicos tendem a ter uma melhor qualidade de vida, o que se reflete em maior satisfação pessoal e profissional. Afinal, quem consegue aproveitar um dia de folga quando está todo dolorido?

Dicas Práticas de Ergonomia

  • Postura Correta
  • Pausas Regulares
  • Posicionamento dos Equipamentos
  • Iluminação Adequada

  1. Mantenha a coluna reta, os pés apoiados no chão e os olhos na mesma altura do topo do monitor. Utilize uma cadeira com suporte lombar adequado.
  2. Faça pausas curtas a cada 50 minutos de trabalho para alongar e relaxar os músculos. Movimentar-se regularmente ajuda a prevenir a rigidez e a fadiga muscular.
  3. Ajuste a altura e a distância do monitor para evitar tensão no pescoço e nos olhos. Utilize teclados e mouses ergonômicos para reduzir o esforço nos punhos e nas mãos.
  4. Trabalhe em um ambiente bem iluminado para evitar a fadiga ocular. Luz natural é ideal, mas, se não for possível, utilize iluminação artificial que minimize o brilho e o contraste excessivo.

No fim das contas, só quem ganha é a nossa saúde e como alguém que está começando a praticar essas coisas somente agora, a diferença é IMEDIATA e maravilhosa. Então, gente, cuidem da saúde, bebam água, façam alongamentos e não deixem de procurar um médico caso estejam sentindo dores. A vida é curta demais pra passar ela todo dolorido.

Muita paz no coração e até a próxima!

Yan Camardelli

Estagiário em Traffic Management | SQL | Python | Pandas | Pós-Graduado em Engenharia de Dados - Puc Minas | Bacharel em Relações Internacionais - Estácio

5 m

Excelente artigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos