Ainda é importante ter um site?

Ainda é importante ter um site?

Quantas vezes já ouvimos que ter um site não é mais importante? Mas... quando você procura uma informação, uma empresa, uma dica... onde você vai? Google! Então a resposta está ai: sim, é muito importante ter um bom site.

Mas, eu tenho me perguntado: hoje, o que é ter um bom site? 

Minha agência desenvolve sites desde 1996, início da internet comercial no Brasil e nestes mais de 20 anos de estrada passamos por diversos momentos estruturais, técnicos e por muitos modismos.  Não vou ficar aqui falando do passado, mas da vida digital hoje. 

A partir da popularização de plataformas de desenvolvimento de sites e de tratamento de imagens, foi ficando cada vez mais acessível criar sites bonitinhos sem grandes conhecimentos técnicos (embora, convenhamos que tem muita gente fazendo sites horríveis...). 

Mas, qual é a real diferença entre um site bonitinho e um site profissional? A visão de Marketing Digital!  

Diariamente recebo pedidos de orçamento para fazer um site institucional, simples... Mas quando pergunto qual é o objetivo do site, as respostas começam a denunciar a complexidade do projeto: estar bem posicionado no Google, captar novos clientes, apresentar sua diferenciação dos concorrentes, criar um relacionamento com leads e clientes, etc.  

Então, a diferença entre um site bonitinho e um site profissional começa com um bate-papo com o cliente trazendo à tona aquilo que está por trás do “preciso apenas uma site simples, institucional”, levando-o a entender o que ter um site pode significar de benefício para a vida digital da empresa.

A partir da descoberta das reais necessidades que o cliente tem, aí sim, a criação do site começa com o planejamento, com a definição da estrutura do site, a navegação, conteúdo, tipo de mensagem que se quer transmitir e os recursos técnicos escolhidos, etc. 

Para exemplificar, recentemente minha empresa criou um site para uma empresa que buscava um reposicionamento no mercado. Vou contar que passamos muito tempo debatendo qual seria a imagem escolhida para o primeiro slider na home page, ou seja o primeiro impacto que o visitante teria ao acessar o site. Perceba que este é um problema que não tem a ver com o tipo de tecnologia que se usa, mas sim com uma análise da empresa, do cliente que deseja atingir, do mercado e os concorrentes e até da reação emocional que um tipo de imagem causa em quem acessa o site.  

O livro "Pré-Suasão: a influência começa antes mesmo da primeira palavra" de Robert Cialdini, nos deu vários insights sobre a escolha dessa imagem. 

Agora, devo esclarecer que, claro, minha empresa desenvolve sites e não utiliza templates comprados ou plataformas prontas de criação de sites. E a opção de ter o desenvolvimento próprio se baseia na segurança de poder implantar todas as ferramentas necessárias para a criação de um site que realmente traga resultados e que também possa ter uma evolução, acompanhando as novas realidades da empresa. Esse, eu acredito que é o melhor caminho. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos