Airbnb x Hotel: Qual a diferença?
Nostos Beach Hotel

Airbnb x Hotel: Qual a diferença?

É hora de agendar e organizar suas férias? Então é hora de escolher um lado no grande debate Airbnb x Hotel!

Estamos todos sonhando com nossas próximas férias, embora algumas partes da viagem provavelmente pareçam diferentes na próxima vez que você fizer as malas. Ainda assim, poucas coisas são tão empolgantes quanto planejar uma viagem para um lugar novo e, com o aumento das trocas de casas e do Airbnb, os viajantes têm mais opções do que nunca para acomodação.

Mas como você decide, quando se trata de Airbnb x Hotel? Você pode estar preocupado com golpes do Airbnb ou preços altos de hotéis, mas onde você escolhe ficar depende do tipo de férias que deseja ter e de como gosta de viajar e experimentar um lugar. Existem prós e contras para ambos os tipos de estadia, e descrevemos alguns dos maiores fatores no debate Airbnb x Hotel abaixo.

Você quer viver como um local?

Muitos hotéis estão localizados centralmente, com fácil acesso a pé ou de transporte à vida noturna, restaurantes e atrações culturais. Mas se você realmente deseja se misturar com os residentes em tempo integral do bairro, um Airbnb é a melhor aposta. Alugar um apartamento ou quarto em uma casa pelo Airbnb faz de você apenas um dos locais durante a sua estadia. Você fará compras nos mesmos supermercados, comerá nos mesmos restaurantes e trancará a porta da frente de manhã, como todo mundo. Essa abordagem também oferece a oportunidade de descobrir um bairro menos turístico (mas ainda charmoso), o que pode ajudar a ter uma ideia real do dia-a-dia de uma cidade, não apenas de seus destaques. Achamos que esta é uma vitória para o Airbnb na lista Airbnb x Hotel.

Você está viajando com um grupo grande?

Se você estiver viajando com outra família, ou apenas com a sua, o Airbnb pode ser muito mais barato para grandes grupos do que reservar uma suíte de hotel ou uma série de quartos de hotel. Ter mais espaço é sempre melhor com as crianças por perto (ou mesmo com seus amigos adultos), e dividir as tarefas de cozinhar e limpar entre os adultos é mais barato do que encontrar refeições para crianças ou comer todas as refeições fora. Por outro lado, alguns hotéis oferecem alguma forma de acolhimento de crianças, o que pode ser uma pausa bem-vinda ou um jantar tranquilo. Airbnb x Hotel? Pode depender de quão próximo é o seu grupo e quanto tempo você deseja passar juntos.

Você quer evitar perrengues domésticos?

Fazer uma pausa do seu trabalho doméstico habitual (cozinhar, limpar, lavar louça, lavar roupa, etc.) é definitivamente uma prioridade para muitas pessoas em férias. Reservar um Airbnb geralmente significa ter que fazer pelo menos algumas tarefas domésticas leves. Você fará sua própria cama, preparará algumas de suas próprias refeições e lavará pelo menos uma taça de vinho. Ficar em um hotel, no entanto, significa liberdade feliz de todos os itens acima. Se quiser (e não se sentir culpado por desafiar a placa “por favor, ajude-nos a ser ecológicos” no banheiro), você pode até ter toalhas limpas todos os dias. No mínimo, você estará se metendo em lençóis bem dobrados todas as noites. Por outro lado, você pode ser acordado às 8 da manhã para cuidar da casa e gastará mais dinheiro comendo todas as refeições fora. Vitória para o Hotel !

Quer uma experiência de hospedagem única?

Este tem benefícios em ambos os lados do debate Airbnb x Hotel. Existem muitos hotéis boutique incomuns em todo o mundo, com diferentes temas, obras de arte e até práticas de construção (como hotéis de gelo na Escandinávia). Você pode ficar no Giraffe Manor no Quênia ou comer em um restaurante subaquático nas Maldivas. No entanto, o Airbnb também oferece uma infinidade de opções de acomodação bizarras. Casas na árvore, yurts e casas flutuantes podem ser encontradas entre as listas no site do Airbnb. E, como sempre, os Airbnbs tendem a reduzir o custo geral das férias.

Quanto tempo é a sua estadia?

Estadias curtas beneficiam os hotéis. Tudo está convenientemente localizado e você não precisa pesquisar muito sobre bairros, meios de transporte ou atrações. No entanto, para estadias mais longas, onde você passará mais tempo em sua acomodação (pense em viagens de negócios de um mês ou passeios de pesquisa), achamos que há um vencedor claro no debate Airbnb x Hotel, e não são os hotéis. É bom sentir que você está em seu próprio espaço por tanto tempo e, embora você tenha que fazer algumas de suas atividades normais da vida (como lavar roupa), não podemos deixar de sentir que ter controle sobre seu espaço é muito experiência mais agradável do que o anonimato de um hotel.

Você quer luxo?

Os hotéis costumam ser o primeiro nome do luxo, e é fácil entender o porquê. Com classificações de quatro e cinco estrelas, limpeza diária, artigos de toalete de grife e restaurantes com estrelas Michelin no local, tudo, desde a contagem de fios de seus lençóis até o check-in e check-out 24 horas por dia, 7 dias por semana, é gerenciado para você. No entanto, o Airbnb lançou recentemente sua oferta Airbnb Luxe, que permite que os viajantes fiquem em casas deslumbrantes (do tipo que você pode ver no Architectural Digest) com todas as comodidades de um hotel cinco estrelas. Algumas casas vêm com serviços como motoristas, chefs e mordomos, bem como “designers de viagem” que podem planejar experiências para você (da mesma forma que um tradicional concierge de hotel de luxo). Parece que existem muitas opções maravilhosas para o jetsetter de luxo (será que estamos surpresos?!).

Ou você está preocupado com o orçamento?

Hotéis econômicos definitivamente existem. Eles tendem a ser familiares e básicos: tudo o que você precisa, de uma forma limpa. O que é bom, especialmente se você ficar apenas uma ou duas noites. Além disso, muitas cadeias de hotéis oferecem pontos de fidelidade e recompensa, portanto, se você viaja muito a trabalho, pode ficar na mesma rede em todo o país (ou mundo!) E ganhar pontos que pode usar para suas férias reais ou para upgrades. Essa é uma vitória para o hotel no grande debate Airbnb x hotel. No entanto, se você ficar mais do que alguns dias, um Airbnb é definitivamente sua melhor opção aqui. É possível encontrar um Airbnb acessível na maioria das cidades, e você não precisa dar gorjeta a ninguém.

Então, quem ganha no grande confronto Airbnb x Hotel?

Depende! Os hotéis estão convenientemente localizados, sem tarefas e a ajuda está a apenas uma ligação da recepção. No entanto, você gastará mais com refeições e provavelmente com hospedagem. Airbnbs são privados, muitas vezes mais baratos, e oferecem a chance de viver como um morador local e economizar nas refeições. Mas você tem que fazer sua pesquisa sobre bairros e transporte, e às vezes eles são menos confiáveis em amenidades e serviços do que as ofertas padronizadas de hotéis. Gostamos de usar os dois! Afinal, variação e flexibilidade são uma parte importante da viagem. Uma ótima opção de acomodação é descobrir seus requisitos e desejos e encontrar um lugar que se alinhe a essas necessidades. De qualquer forma, você vai se divertir planejando sua próxima viagem!

Me acompanhe nessa jornada fascinante sobre o mundo de viagens, hospedagens e turismo!

Paulo Porto

PAP Consultoria Hoteleira

Luiz Rodrigues

Executivo Comercial | Hotéis | Operadora de Viagens | Turismo

1 a

Parabéns, Paulo Porto! 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos