Além da venda: marketing com propósito.

Além da venda: marketing com propósito.

O propósito deste texto é realizar uma reflexão crítica sobre um jeito de comunicar com propósito. Essa reflexão tem como base o livro “Desmarketize-se: O novo marketing não parece marketing” de João Branco. O livro, publicado em 2023, traz inéditos insights para explorar os diferenciais da comunicação. Siga acompanhando a leitura para saber mais! 

Mais conversas, menos campanhas.

Nossos tempos digitais exigem mais conversa e menos campanha. Essa é a colocação principal do livro Desmarketize, de João Branco. A ideia parte de uma premissa bem simples: o marketing que o mercado exige atualmente não parece o marketing que estamos habituados! Ele se posiciona como um diálogo amigável e sincero entre marcas e pessoas. 

Uma empresa que investe nesse estilo de marketing entende que vender é servir. O marketing com propósito acredita que uma venda sempre acontece com a intenção de mudar a vida das pessoas. O resultado financeiro não deve ser um fim em si mesmo.

Assim, o Marketing acaba se tornando bem mais autêntico, ético e humanizado. A marca é associada com sentimentos positivos e narrativas envolventes. O conteúdo dela é disponibilizado nas redes sociais de forma consistente para agregar na reputação. Essa estratégia de comunicação é executada de forma suave, dinâmica e sutil para não parecer uma oferta comercial, somente uma conversa amigável.

Como isso acontece na prática? Confira um estudo de caso sobre a ASID Brasil!

A essência da comunicação da ASID Brasil é prioritariamente, a divulgação da causa da inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência e suas famílias. Cada aspecto da nossa comunicação incorpora o lema "Nada sobre nós, sem nós”. Em outras palavras, nossos conteúdos são elaborados por meio de uma intensa cocriação entre ASID Brasil, pessoas com deficiência e aliados da causa. Por exemplo:

  • A vitrine virtual, deixa bem claro a importância do papel do consumidor na ativação de uma economia mais inclusiva. Cada pessoa empreendedora que passou por uma trilha de desenvolvimento da ASID Brasil teve a oportunidade de cocriar um modelo de negócios do zero. Posteriormente, ela pode apresentá-lo para a internet através das redes sociais da ASID. Assim, a equipe de comunicação enfatiza bastante a compra dessas mesmas soluções como fomento aos negócios sociais.
  • Nesse Outubro Rosa, por exemplo, a ASID divulgou histórias de empreendedoras para exemplificar o impacto que essas trilhas tiveram na vida das beneficiárias. Essa comunicação prioriza muito a conectividade entre a execução dos projetos e o impacto gerado.
  • Nossos Relatórios de Impacto propõe explorar muito o valor da conectividade. Esse atributo significa ter uma poderosa escuta ativa para coletar insights dos nossos beneficiários e transformá-los em relatos verdadeiros. Portanto, colocamos as histórias de pessoas apoiadas pelos projetos ASID como centro da narrativa. O Relatório de Impacto 2023 é mais do que nosso esforço em comunicar resultados: é uma coletânea de potentes narrativas e metas alcançadas. Além disso, o documento funciona como um convite para mais pessoas e instituições se conectarem com a causa da inclusão socioeconômica.

A consistência da nossa comunicação está alinhada com a entrega de valor genuíno para a comunidade de pessoas com deficiência. O jeito ASID de contar histórias conecta e encanta, pois destacamos o fator humano em nosso marketing. Pessoas gostam de dialogar com pessoas, assim, a ASID Brasil amplifica a voz da inclusão.

Quais os próximos passos da nossa comunicação?

A ASID Brasil quer se aperfeiçoar cada vez mais na arte de endereçar as palavras certas para o coração e a mente da nossa audiência. Acreditamos que, com muito propósito, nosso conteúdo vai alcançar cada vez mais pessoas! 

Estamos preparando um Manual Anticapacitista, fruto da reunião de diversos saberes. Ele é a síntese do conhecimento das nossas comunidades, especialistas ASID e pessoas com deficiência. Lançamento em breve!

A ASID Brasil quer quebrar as barreiras que excluem pessoas com deficiência. Continue acompanhando nossos insights.

Assine nossa newsletter no LinkedIn. Faça a sua inscrição no nosso Mailing e receba todas as novidades.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos