🚀 Além do Convencional: Inovações que Estão Revolucionando o Marketing 🚀

🚀 Além do Convencional: Inovações que Estão Revolucionando o Marketing 🚀


Seja bem-vindo ao empolgante universo da criação, nesta edição especial de nossa newsletter, trazemos algumas das mais empolgantes e inovadoras tendências que estão revolucionando o mundo do marketing. Prepare-se para mergulhar em um universo além do convencional, repleto de estratégias criativas e novas tecnologias. Vamos explorar esses tópicos de forma didática e acessível, para que você possa acompanhar as transformações e adaptá-las ao seu próprio negócio. Vamos lá!

Quais Passos vamos aprender nessa Edição ? Vamos lá!


Marketing de influência: a era dos influencers

O surgimento das redes sociais trouxe consigo uma nova forma de fazer marketing: o marketing de influência. Essa estratégia consiste em criar parcerias com influencers populares em determinados nichos de mercado, para promover produtos e serviços.

Esses influencers possuem um grande número de seguidores, confiança estabelecida e, por isso, podem influenciar significativamente as decisões de compra de seus seguidores.

Quem são os “Influencers”?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo (números que chegam a milhões de seguidores) e alto poder de influência sobre elas.

Existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros.

No Brasil, podemos citar Whindersson Nunes como um exemplo de influenciador digital.

Trabalhando com produção de vídeos de humor e entretenimento no YouTube desde 2013, possui números massivos de inscritos que o acompanham fielmente em seu canal, que está entre os top 10 maiores do país, e em outras redes sociais como o Instagram, onde possui mais de 24 milhões de seguidores.

Marcas a procura de aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, pagamentos por divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores como Whindersson, caso estes se relacionem bem com o seu segmento de mercado e com o tipo de conteúdo produzido por eles.

Pessoas comuns dão mais credibilidade

Imagine que você quer comprar um novo produto de cabelo. Você pode até ter visto uma atriz falando bem dele em uma propaganda na TV, mas será que você vai confiar só nessa opinião? Provavelmente, não.

Você pode consultar resenhas sobre esse produto em algum blog, pedir opiniões de seus amigos ou familiares, contar com indicação de alguém que tenha o cabelo parecido com o seu e, se durante esse processo de tomada de decisão, você se depara com aquela youtuber que você adora falando o quanto aquela linha está fazendo bem pro cabelo dela — e mostrando esse resultado na prática —, vai ficar ainda mais fácil decidir, não?

Influenciadores são bons divulgadores porque eles estão mais próximos da vida real da maioria das pessoas. É fácil vê-los fazendo compras no supermercado, acordando sem maquiagem ou passando por problemas no trânsito, por exemplo.

Seus seguidores confiam neles e nas suas indicações, pois entregam conteúdo e não só um produto, o que faz com que sejam tão considerados por seus seguidores.

As agências de publicidade têm papel importante nessa relação entre marcas e influencers, visto que são elas que normalmente agem de forma mais operacional, trabalhando com a marca para escolher o influenciador e também de forma mais estratégica, ajudando uma empresa a definir como será o processo para atingir o seu público da melhor forma.

Por que investir em Marketing de Influência?

Utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital é transmitir, através de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam na jornada de compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão) de um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.

Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa.


Realidade aumentada: experimentando antes de comprar

A realidade aumentada (AR) vem ganhando destaque no mundo do marketing, principalmente no varejo. Ela permite que os consumidores experimentem virtualmente produtos antes de comprá-los.

Por exemplo, é possível testar roupas sem tocá-las ou experimentar móveis em um ambiente 3D. Isso proporciona uma experiência mais imersiva e ajuda os consumidores a tomarem decisões de compra mais informadas.



O provador virtual

Uma das principais barreiras que separam as compras nos ambientes físicos e digitais é a possibilidade de experimentar os produtos.

Em uma loja física, é possível experimentar roupas e testar tons de maquiagem antes de tomar a decisão de compra. Usando a realidade aumentada, as marcas agora podem projetar imagens ao vivo de seus consumidores em uma tela de celular para testar cores de maquiagem ou experimentar roupas com sobreposições digitais de seus produtos.

A Sephora é um ótimo exemplo. Depois de lançar seu próprio artista virtual com tecnologia RA há alguns anos, sua loja online e aplicativo agora permitem que os consumidores usem seus smartphones para experimentar tons de base e cores de batom antes de comprar. A YSL Beauty é outro exemplo de comércio eletrônico baseado em realidade aumentada. Usando a loja online ou o aplicativo, os consumidores podem experimentar cores de batom e brilho labial por meio de imagens ao vivo ou enviadas antes de comprar

.

Chatbots: atendimento ao cliente a qualquer hora

Os chatbots são programas de Inteligência Artificial que simulam uma conversa humana e estão revolucionando o atendimento ao cliente.

Eles podem ser integrados ao site, redes sociais ou aplicativos de uma empresa para responder perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços, e até mesmo realizar transações. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera e fornecendo respostas rápidas e precisas.

Chatbots funcionam 24 horas por dia, 7 dias na semana, para que em qualquer momento que um cliente necessite da sua empresa, você esteja disponível para ele. E, nos casos específicos em que a dúvida/problema do seu consumidor seja mais complexo e exija um atendimento humano para resolvê-lo, o chatbot também pode ajudar. Seja identificando a dificuldade e roteando para o setor correto, ou possibilitando a marcação de um horário conveniente para que o usuário seja atendido por um agente.  

Resolução instantânea

Muitas vezes, tudo o que seus consumidores desejam é uma informação simples. E os bots permitem que eles consigam obter uma resposta rápida das empresas, quando não instantâneas. Essa agilidade gera muita satisfação nos clientes e é uma das maiores exigências das gerações mais habituadas com tecnologia.  


Vídeo marketing: o poder da imagem em movimento

O vídeo marketing tem ganhado destaque como uma poderosa ferramenta de comunicação. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a produção e o compartilhamento de vídeos tornaram-se mais acessíveis.

Empresas têm utilizado vídeos para contar histórias, demonstrar produtos, criar tutoriais e até mesmo transmitir eventos ao vivo. O vídeo tem o poder de envolver o público e transmitir mensagens de forma clara e emocional.

O conteúdo em vídeo viraliza

Vídeos provocam emoções. Informações visuais provocam uma reação mais rápida e mais forte do que as palavras. Elas ajudam as pessoas a se envolverem com o conteúdo, e tais reações emocionais influenciam a retenção de informações e viralização do conteúdo.

É estimado que cerca de 93% das pessoas que consomem vídeos em dispositivos móveis, compartilham com outras pessoas.

Esta é uma parcela maciça e é maior do que a taxa de compartilhamento de muitos outros tipos de conteúdo. O vídeo é compartilhado 1.200 % mais do que os links e textos combinados. Daí a importância de uma estratégia de vídeo marketing.


Estratégias de segmentação avançada: conheça seu público

A tecnologia atual permite que as empresas coletem dados e informações sobre seus consumidores como nunca antes. Isso torna possível segmentar as campanhas de marketing de forma mais precisa e personalizada.

Utilizando algoritmos e ferramentas analíticas, é possível identificar interesses específicos, preferências de compra e comportamentos do público-alvo. Dessa forma, as empresas podem criar campanhas mais direcionadas, aumentando as chances de sucesso.


Automação de marketing: facilitando tarefas e otimizando resulados

A automação de marketing é outra inovação importante que está revolucionando a forma como as empresas se comunicam com seu público.

Ela permite que ações específicas sejam automatizadas, como envio de e-mails segmentados, agendamento de publicações em redes sociais e geração de relatórios automatizados.

Dicas para uma automação de marketing de sucesso

Para implementar uma estratégia de automação de marketing de sucesso, confira algumas dicas.

  1. Escolha a ferramenta que mais atenda suas necessidades.
  2. Defina objetivos claros, que te ajudarão a acompanhar os resultados das ações de automação de marketing.
  3. Segmente o envio de diferentes conteúdos para cada tipo de persona.
  4. Programe fluxos de nutrição, com envio constante de conteúdos para leads, e defina a periodicidade de envio.
  5. Acompanhe os resultados através dos dados coletados.
  6. Analise os resultados, com base nos objetivos traçados, e implemente melhorias.

Adote a automação de marketing e poupe esforços manuais, que podem ser melhor alocados na elaboração e implementação de estratégias, melhorando seus resultados comerciais!












Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos