Alerta sobre a Black Friday!
É hoje! A tão esperada por muitos, Black Friday, e ela pode ser uma armadilha para endividados e é preciso consumir com consciência e resistir à sedução de itens desnecessários.
A Black Friday no Brasil, está projetando um faturamento de R$ 3,7 bilhões como resultado das compras de produtos e serviços, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Isso torna a versão de 2019 a maior Black Friday desde seu começo no país, inspirada na tradição dos Estados Unidos. A ocasião de ofertas e promoções sedutoras aflora o impulso de comprar, mas traz um risco adicional para quem está com as finanças desorganizadas.
É preciso cautela para não cair na armadilha de comprar por impulso. Muito mais do que conferir preços é preciso considerar se a compra é uma necessidade e se há condição real de arcar com a despesa. Compras por impulso são inimigas do planejamento orçamentário, principalmente para quem está endividado.
Para uma pessoa endividada, colocar a vida financeira em ordem permitirá que ela possa gastar melhor seu dinheiro no futuro, pagando menos juros, multas e conseguindo negociar descontos diariamente. Se a compra for mesmo necessária, e se for uma boa oportunidade, o consumidor deve sim, aproveitar a Black Friday, especialmente se o item pelo o qual a pessoa espera há um bom tempo estiver na pauta de descontos. Mas nada de adquirir roupas esperando emagrecer ou um videogame para o qual não terá tempo para utilizar. Além disso, sempre conferir se o desconto oferecido é “Black Friday” ou “ Black Fraude”.