AlGUNS EFEITOS NOCIVOS DA CORRUPÇÃO
Segundo o livro O espetáculo da corrupção: Como um sistema corrupto e o modo de combatê-lo estão destruindo o país escrito por Walfrido Warde, a corrupçao produz as características abaixo ( inclusão item 6,7 e 8 nossa percepção)
1. Transforma o Estado e as suas funções em coisas no mercado, não apenas por meio da captura de governos - no sentido transitório que os regimes democráticos lhes atribuem-, mas também para se apropriar da burocracia de Estado perene - ou seja, a corrupção tem a tendência de se institucionalizar.
2. Desnatura as demais instituições - depois que a corrupção se institucionaliza -, para as submeter aos fins próprios da corrupção. Ao se observar o exercício dos poderes do Estado, sob a ação da corrupção, o que se vê é que o Executivo administra a serviço dos CORRUPTORES o Legislativo vende leis e o Judiciário, sentenças.
3. Usurpa, ao se apropriar do Estado, a energia vital dos trabalhadores, que se transmuda, sob a organização das empresas, em produtos e serviços nos mercados, para produzir riquezas que fluem, mais e mais, para o Estado, por meio dos impostos, a pretexto de pavimentar a civilização e o bem-estar social, e do Estado para o capital, para salvaguardar a sua capacidade de autogeração.
4. Falseia a concorrência entre os agentes econômicos, para incrementar o poder de mercado de uns - os que da corrupção se beneficiam - em detrimento de outros, até o seu expurgo dos mercados, para vitimizar os consumidores ao expropriar parte de sua renda, por meio da determinação, do domínio do preço de produtos e de serviços nos mercados.
Recomendados pelo LinkedIn
5. É obstáculo ao desenvolvimento das nações, promove a pobreza e afronta a dignidade das pessoas e afeta diretamente serviços básicos do Estado como saúde, educação, moradia e transporte.
6. Desestimula o bom empresariado uma vez que a ideia de concorrência leal fica relegada a um olhar de desconfiança, gerando um estado de desânimo das pequenas e médias empresas.
7.0 Eleva o risco do país para atrair investimentos, gerando a vinda de empresas, mas com atrativos que de alguma forma sucumbem o Estado e a sociedade, uma vez que riscos são planificados pelos analistas.
De fato ainda temos muito a caminhar para uma transformação de mudança institucional, parafraseando Warde
Combater a corrupção é como combater um câncer. É necessário matar o câncer sem matar o paciente, sob a dificuldade extraordinária de que ambos - o câncer e o paciente - habitam o mesmo corpo. O paciente precisa se livrar do câncer, mas não vive sem o corpo. Destruir o corpo mata o câncer, mas também o paciente. Quanto mais o câncer se espalha, mais difícil separar as células doentes das sadias e, com isso, exterminar as primeiras e preservar as últimas.
Nesse interim, possuir programas de compliance e governança corporativa vão muito além de processos e procedimentos mapeados, é necessário engajamento ético, a diferença entre a psiquiatria e a psicologia é essa, a primeiro remedia, a segunda em algum momento se posiciona para saber a origem, a prevenção sempre é mais eficaz.
Sigamos