Aliança lança serviço expresso entre Manaus e Santos
A Aliança Navegação e Logística colocará em operação, no início do mês de agosto, o serviço de cabotagem expressa entre Manaus e Santos, que terá freqüência quinzenal e transit time marítimo reduzido de 12 para 9 dias.
Atualmente, cerca de 40% da produção do Pólo Industrial de Manaus são escoados através do transporte de cabotagem, principalmente produtos eletroeletrônicos. A cabotagem expressa somará 2 navios aos atuais 6 que atuam semanalmente em Manaus, ampliando de 4 para 6 escalas mensais.
“Com a cabotagem expressa, o mercado contará com uma dinâmica mais agressiva na movimentação de cargas. Em Manaus, as datas de saídas dos navios são entre os dias 2 e 4, na virada do mês, e 15 e 16, na quinzena”, informa Bruno Crelier, gerente de cabotagem da Aliança Navegação e Logística.
Segundo o executivo, as principais características do serviço de cabotagem expressa são o aumento da confiabilidade e transit time reduzido. “Percebemos que o mercado precisava de mais dinamismo na movimentação de cargas”, afirma.
O novo serviço faz parte do escopo da BR-Marítima, também conhecida como “nova cabotagem”, lançado pela empresa em 2006, e que teve o conceito ampliado, transformando-se num autêntico transporte porta-a-porta.
A BR-Marítima é uma via de transporte alternativa, que abrange todo o Brasil. Embora priorize o transporte marítimo, conta com parcerias importantes de empresas rodoviárias e ferroviárias.
“Desde o lançamento, temos aprimorado constantemente os serviços da BR-Marítima, nos adequando às necessidades do mercado, sempre visando otimizar o binômio lead time e confiabilidade”, comenta Crelier. “Nosso foco é a satisfação das expectativas dos clientes dos nossos clientes”, completa.
Vantagens da BR-Marítima
Para os usuários do serviço de cabotagem da Aliança, as principais vantagens são os custos mais baixos para longas distâncias, segurança, e previsibilidade, uma vez que a empresa mantém regularidade dos serviços, com saídas semanais - em dias fixos - nos principais portos brasileiros. A integridade da carga, com baixíssimo índice de avarias, é outro destaque da cabotagem da Aliança.
Principais serviços
PORTA-A-PORTA
Sistema que associa o transporte terrestre (rodoviário e/ou ferroviário) e marítimo para coleta e entrega da carga em local definido pelo cliente. As entregas são coordenadas, com agendamento (dia/hora), de acordo com a necessidade do recebedor. O serviço permite uma melhor gestão dos recebimentos através de programação prévia. As equipes responsáveis pelo manuseio das cargas são treinadas dentro do padrão de qualidade da Aliança.
CARGA FRACIONADA
É uma extensão do transporte intermodal porta-a-porta. Consiste em uma ou mais coletas (a partir de 500 kg) para um ou vários destinos diferentes.Tanto as operações de coleta quanto de entrega são conduzidas integralmente pela Aliança, através da contratação de parceiros locais especializados na distribuição fracionada. É ideal para empresas que não conseguem lotar um contêiner, mas que desejam atender clientes com pequenos volumes, mantendo custos baixos ou abrir novos mercados.
PROJETOS LOGÍSTICOS CUSTOMIZADOS
Soluções específicas de logística, como redesenho de processos de distribuição, gerenciamento de transportes, gestão do fluxo de informações, suporte no desenvolvimento de embalagens, assessoria fiscal e gestão da armazenagem estratégica (estoque avançado e gestão do inventário).
CARGAS DE PROJETOS
Consiste no transporte de cargas pesadas, como transformadores, bobinas etc. A Aliança disponibiliza esse serviço regularmente, escalando os principais portos entre Manaus e Buenos Aires.
Sobre a Aliança Navegação e Logística
Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg-Süd, empresa alemã fundada em 1871.
Com faturamento de US$ 920 milhões em 2006, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 460 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 12 portos nacionais e possui 15 escritórios próprios no Brasil.