Alimentar 10 bilhões sem consumir o planeta é possível

Alimentar 10 bilhões sem consumir o planeta é possível

Estamos lançando a Coalizão Global pelas Proteínas Alternativas!

Feijoada com carnes plant-based

Na COP 28, que acontece entre novembro e dezembro de 2023, em Dubai, nós queremos ampliar a exposição do setor de proteínas alternativas como parte da solução para a crise climática. Para isso, criamos a Coalizão Global pelas Proteínas Alternativas, uma iniciativa voluntária comprometida em mitigar os efeitos da crise ambiental na agricultura e reduzir os atuais impactos dos sistemas alimentares no clima. Mas, como um movimento não se faz sozinho, convidamos você a se juntar a nós na busca de soluções mais sustentáveis para alimentar 10 bilhões sem consumir o planeta. Quer saber como participar?

Acesse nossa página!

Acompanhe nosso Instagram.


Salsicha de carne cultivada - Ivy Farm

E se você está se perguntando o porquê de acreditarmos nas proteínas alternativas como parte da solução para a crise climática e como anda o avanço desse setor, essa primeira de uma série de reportagens do JOTA em parceria com o GFI Brasil vai tirar todas as suas dúvidas.

Leia a matéria completa.



Se vamos falar de soluções, precisamos pensar nas que se adequam às diferentes realidades regionais. E quando falamos de Brasil, tem produto mais brasileiro que o feijão? Esse ingrediente nacional, de baixo custo, plantio sustentável e alto valor nutricional tem muito potencial de assumir maior protagonismo no setor de alimentos plant-based, onde a soja e a ervilha ainda predominam como fontes proteicas. E as últimas notícias comprovam isso:


Projetos com feijão conquistam o pódio no FI Awards 2023

A Avante Food Systems e a SL Alimentos foram as grandes vencedoras do Food and Ingredients Innovation Awards e StartUp Innovation Challenge 2023, que é considerado o maior prêmio de inovação da indústria de alimentos, bebidas e ingredientes. A SL Alimentos, empresa referência em alimentação humana e nutrição animal, conquistou o prêmio com sua proteína concentrada de feijão caupi, que pode ser utilizada em vários alimentos, como análogos de carne e proteína texturizada. Já a paulista Avante Food Systems, antiga R & S BLUMOS, foi premiada com sua proteína culinária Carnevale® WUT. O alimento é obtido por extrusão úmida e é 100% plant-based, de textura proteica única e versátil, com até 23% de proteínas, zero carboidratos, baixa gordura e calorias e livre de conservantes. Um de seus ingredientes principais é um concentrado protéico de feijão carioca de upcycling, iniciativa pioneira no mundo na criação e aplicação de ingredientes do feijão carioca.

Leia a matéria na íntegra.


Embrapa cria ingrediente à base de feijão carioca para o mercado plant-based

Pesquisadoras da Embrapa Agroindústria de Alimentos desenvolveram um concentrado proteico a partir do feijão carioca que poderá ser usado como ingrediente de alta qualidade para produtos que vão desde pães, bebidas e suplementos alimentares até os análogos plant-based. Com quase 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o ingrediente é resultado de um estudo com a proteína de feijão que começou em 2019 e contou com recursos da Embrapa e do Programa de Incentivo à Pesquisa do The Good Food Institute.

Acesse a reportagem completa.



Quer mais inovação? A Typcal entrou no ranking das 100 startups mais promissoras da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Négocios

Em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc, as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Négocios reveleram a lista das 100 Startups to Watch 2023, um ranking anual que destaca os negócios mais promissores do ecossistema de inovação do Brasil. Em sua sexta edição, a iniciativa reúne as empresas de base tecnológica mais quentes e com grande potencial de crescer nos próximos anos e a Typcal, startup de fermentação “mush-based”, foi uma das rankeadas na sessão de indústria.

Acesse a lista completa.

E, por falar em ranking, temos muito orgulho de anunciar que pesquisadores apoiados pelo GFI estão entre os mais influentes do mundo!

A Elsevier e a Universidade de Stanford divulgam anualmente um ranking com os pesquisadores considerados mais notáveis no mundo. Neste ano, 7 dos pesquisadores listados são apoiados pelo GFI em projetos de pesquisa ou são parceiros da instituição. O GFI agradece e celebra esses e os demais pesquisadores brasileiros que, todos os dias, direcionam seus trabalhos para, além de avançar o setor de proteínas alternativas no Brasil, criar soluções inovadoras de alto impacto para o planeta!

Veja os pesquisadores citados.



GFI na mídia

Veja Saúde: no labirinto da nutrição

Nossa engenheira de alimentos, Graziele Karatay, colaborou com o mapeamento que a revista fez sobre tendências do universo da alimentação - uma delas, a dieta plant-based.

Leia a reportagem na íntegra.


Brasil investe em carne cultivada, de olho na regulação

Enquanto Cingapura já vende frango cultivado e a JBS anuncia investimentos de mais de U$ 60 milhões em centro de pesquisa de carne cultivada, o PL 4616/23 busca proibir a pesquisa e a comercialização do produto no Brasil. Leia a análise completa da LexLatin sobre o assunto, com participação do vice-presidente de Políticas Públicas do GFI Brasil, Alexandre Cabral.

Leia a análise completa.



Notícias do mundo

Salmão de micoproteína impresso em 3D - Revo Foods

Primeiro salmão à base de plantas impresso em 3D chega aos supermercados europeu

A empresa austríaca Revo Foods criou o primeiro alimento impresso em 3D a chegar nas prateleiras dos supermercados. O “The Filet - Inspired by Salmon” é feito de micoproteína (que vem de fungos filamentosos), contém ácidos graxos ômega-3, assim como a carne do peixe. Além disso, o alimento é rico em proteínas, com 9,5g a cada 100g. O filé também não contém açúcar, glúten ou colesterol e traz as vitaminas A, B2, B3, B6, B12 e D2 e nove aminoácidos. Ele é produzido por um processo de extrusão que imita a textura em “flocos” do peixe, com as fibras características de sua carne.

Leia a reportagem completa.


Leite de cana-de-açúcar desenvolvido na Austrália pode ser um divisor de águas no setor de laticínios veganos

Os consumidores que procuram opções de leite vegetal já têm uma enorme variedade de opções disponíveis, mas um produto concebido para ter um sabor quase idêntico ao do leite, que seria estável durante até três anos, poderá em breve chegar ao mercado: é leite feito de cana-de-açúcar. O leite é obtido a partir da cana e seus subprodutos, por um processo de fermentação de alta precisão, no qual esses componentes são combinados para criar uma proteína de origem vegetal que se assemelha às proteínas encontradas nos laticínios tradicionais. O produto será fabricado através do Future Foods Bio Hub, em colaboração com o governo estadual de Queensland, que desembolsou US$528 mil para lançar o projeto, e a empresa de fermentação Cauldron, que está esperando aprovação regulatória.

Leia na íntegra.



GFI Indica

Confira o Estudo de Segurança de Alimentos de Carne Cultivada, feito pelo GFI Brasil em parceria com a Unicamp, que teve como objetivo desenvolver um Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) para um produto-alvo de carne cultivada. Este é um estudo inédito no mundo que disponibiliza, pela primeira vez, a sequência detalhada das etapas de produção de carne cultivada e a aplicação de uma ferramenta de segurança nesta produção.

Acesse o documento na íntegra.


Um dos pesquisadores líderes e mais inovadores do mundo, Dr. Christopher Gardner é Diretor de Estudos de Nutrição no Centro de Pesquisa de Prevenção de Stanford e Professor de Medicina na Universidade de Stanford. Ele pesquisa os efeitos de uma dieta baseada em vegetais na saúde há 20 anos e seu estudo forneceu informações relevantes para melhor informar nossas decisões dietéticas diárias.

Escute o episódio no Spotify.



Acesse a nossa sessão de recursos!

Estudos e Pesquisas

Dados do Setor

Materiais de Apoio

Aprofundamento Técnico

Curso Online

Diretório de Pesquisa

Incentivo à Pesquisa

Banco de Empresas

Manifesto de Apoio

Anuncie seu Copacker

Captação de Investimentos

Vídeos e Webinars


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos