Alinhe os valores com os objetivos.
Quando uma companhia tem valores muito conservadores e que já estão consolidados em sua cultura empresarial e sua estrutura, será praticamente impossível implementar um modelo inovador simplesmente criando objetivos com esse foco.
Para que a mudança se torne possível, é necessário mudar também a filosofia estabelecida em seus processos, alinhando os valores com os objetivos.
Em outras palavras, é preciso fazer um planejamento de como a mudança se dará em todos os níveis e áreas da instituição, contemplando desde os conceitos mais básicos passando por todos os processos internos.
Por fim, a organização deve definir um propósito que justifique a sua existência para então, gradualmente, mudar a forma como seus colaboradores pensam.
Incentive a criação coletiva
Outro fator importante é que a inovação não pode ser trabalho apenas de líderes. Construir uma cultura é dever de todos.
Dessa forma, as equipes devem ser incentivadas a descobrir novas maneiras de realizar as coisas, pois todas as pessoas têm potencial para serem inovadoras e criativas.
A inovação não acontece somente em laboratórios ou no desenvolvimento de novos produtos, ela deve estar presente em todos os setores, processos, serviços e parcerias.
O processo colaborativo representa a capacidade de sintonizar as ideias e de atuar em projetos complexos de forma integrada.
Quando todos são envolvidos trabalhando em conjunto, a empresa ganha tanto na satisfação dos empregados quanto no atendimento ao cliente.
Contrate os melhores
A disseminação da cultura de inovação dentro da companhia depende de pessoas interessadas e capacitadas.
Portanto, procure contratar profissionais que realmente estejam dispostos a resolver problemas e encontrar soluções diferenciadas com base em suas experiências e também em sua capacidade de observação.
Ofereça um ambiente inovador
Ideias inovadoras surgem em ambientes inovadores. Por isso, é fundamental oferecer um ambiente agradável e condições favoráveis.
É por meio de ações e um local visualmente relaxante que a companhia promove o bem estar dos colaboradores e estimula o desenvolvimento individual, em que eles se sentem à vontade para pensar “fora da caixa” e a tentar novas possibilidades.