A Alma do Negócio corre riscos?
Em continuidade às nossas trocas aqui, hoje compartilho novas experiências do meu plano de aprendizagem 2023. Esse mês dediquei algum tempo a ouvir e estudar sobre gestão de riscos, foi divertido porque busquei mais ferramentas sobre o OUVIR e me deparei com esse livro, que é daqueles que muda a vida!
O livro nos ensina 3 práticas básicas para aprofundar a escuta: Páginas Matinais, O Encontro com o Artista e Caminhadas cada uma com suas ferramentas e atividades. Aproveitei o tema que eu queria estudar sobre Gestão de Riscos e uni com essas práticas. Quantas maravilhas foram produzidas e usadas no meu dia a dia!! Experimente!!
Comecei minha Páginas Matinais trazendo pensamentos e conteúdos sobre Riscos pelo material da KMPG, que mostra os 25 maiores fatores de risco de um Negócio nesses tempos incertos e velozes.
Em reflexão sobre últimos acontecimentos em algumas empresas SA, levei às minhas Páginas Matinais escrevendo como uma empresas familiar pode mitigar riscos de fraudes e condutas ilícitas. Bingo! Fortificar sua cultura e governança é um caminho a trilhar. Foram alguns cafés para trazer algumas práticas de como usar rotinas e ferramentas, onde as informações e indicadores estratégicos ficam transparentes para todo time.
Outro fator destacado no material, são os riscos associados à execução das estratégias e planos de investimentos, para otimizar e/ou mitigar esses riscos realizei alguns Encontros com Artistas em clientes, fornecedores e outros stakeholders. Esses encontros devem ter a duração de no mínimo uma hora, estar sozinha com a observação e escutas com sentimentos no mode on. Como meu trabalho envolve alimentos, acabaram acontecendo alguns encontros com degustações e experiências fantásticas. Você já observou um cardápio com esse olhar de gestão de riscos?
Com essa prática foi possível trazer à tona dúvidas, novos caminhos e ideias que transformaram os planos de investimentos, e assim utilizamos esses conflitos e dúvidas para inovar de maneira mais assertiva. Foi possível melhorar as escolhas!
Recomendados pelo LinkedIn
E por último, gostaria de destacar os riscos de mudanças governamentais como a que estamos passando nesse momento, onde independente das ideologias nunca podemos nos intoxicar pela falta de ética em aceitar decisões que tratam de interesses próprios, sem ter um olhar sistêmico ao povo.
Nesse ponto comecei a montar uma matriz de riscos e ações, tanto no meu papel de Liderança na empresa como na vida, e assim as Minhas Caminhadas foram de muitas reflexões no sentido de como trazer ao meu dia a dia ações efetivas ao tema. Com essa prática escolhi focar em ajudar na equidade de gênero cuidando no protagonismo na liderança feminina e educação de qualidade com foco na formação de jovens em situação de vulnerabilidade, ambos relacionados aos ODS da ONU. E você fez sua parte para reduzir o risco de nosso país não se desenvolver?
E por fim, mas não menos importante, vale nos atentar aos riscos da saúde das pessoas, ainda nos reestabelecendo de perdas da pandemia Covid-19. E riscos de ataques cibernéticos, onde o pensamento de design desde o início da área de infra e sistemas, pode permitir inovações de forma segura e de confiança.
E você já pensou na matriz de riscos de seu Negócio? A Alma do seu Negócio está correndo riscos, como você está cuidando?
GikovateDoces ... Mudando a Vida para um lugar mais doce / Moving Life to a sweeter place
1 aTexto lindo e repleto de conteúdo que podem render horas e horas de reflexão. Obrigada pelo compartilhamento Ana Paula Vaz 🙂