Alternativas de saída para a crise atual

Alternativas de saída para a crise atual

Nesta semana estamos voltando ao tema que muito mexe com todos nós, que seria como sair da Crise Econômica, potencializada ainda mais pela Crise de Saúde Publica fruto do Covid 19. Com certeza isso passa por várias diferentes frentes em que a meu ver teriam que contemplar a empregabilidade em grande escala, que com certeza ataca o problema social.

No mundo atual, como o vemos há milhares de anos, e vimos desde as revoluções industriais ou até mesmo desde o boom da internet na virada do milênio, não será mais o mesmo. Existe uma certa ruptura do passado com a atual conjuntura. A Sociedade vivencia nesse ano uma sensação nova e um novo momento que foi acentuado por um fato não relacionado à vontade humana, mas sim os acasos que existem desde que o mundo é mundo.

A tecnologia também veio até nós como uma ferramenta criada pelo homem para mostrar que podemos fazer muito mais pela sociedade hoje, do que fizemos há centenas de anos. O momento atual apenas intensificou um futuro não tão distante de mudanças no âmbito tecnológico, mas também mudanças na rotina humana, como as simples relações entre pessoas no âmbito social e profissional.

 Os problemas econômicos e sociais estão presentes em demasia no contexto Brasileiro. O rombo das contas públicas chegou a um nível enorme, que pode elevar e muito a divida pública do nosso país, que atualmente está por volta de 80% do PIB – Produto Interno Bruto. A gastança do governo parece não ter fim. Diversas consequências podem abalar a imagem do Brasil perante o exterior, impactando não só a possibilidade de trazer investimentos para o país, mas também impactando em nosso câmbio, bolsa de valores e outras políticas econômicas.

Poderíamos citar outros pontos a mais, ao invés de ficar aqui resmungando e mostrando como a situação é desgostosa para a gente, mas sinto muito pessimistas e teóricos da conspiração. O meu objetivo não é esse! O meu foco é sugerir formas possíveis de reviravolta no contexto Brasileiro que pode não só amenizar as nossas finanças, como também pode fazer com que o Brasil saia da crise o mais rápido possível.

Essa melhora entendo que depende de todos nós. Não depende apenas do governo, mas também de um expoente muito importante, a nossa iniciativa privada. Está na hora de nós empreendedores tomarmos as dores do povo e trazer soluções que cabem não só a nós, mas a uma nação de mais de 200 milhões de pessoas. 

Destaco o segmento da construção civil, conceituado como uma das áreas que mais emprega desde o início das construções da Roma antiga, China e Império Otomano, e que pode fazer com que a nossa população de desempregados saia dos atuais 17 milhões para uma parcela menor da PEA, a População Econômica Ativa. O maior expoente como já disse, é a nossa própria iniciativa privada, esta que alimenta e constrói vários países mundo afora e que alimenta muitas pessoas no mundo todo. 

O fruto dessa área vem sendo colhido há algum tempo, e agora é hora de dar tração a isso. Entre os que poderiam fazer isso, destaco um jovem, o Júnior, que conheci há 16 anos, quando ainda estava terminando a graduação de Engenharia na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Sou muito grato a ele, que me fez conhecer de maneira um pouco mais profunda, uma área estratégica do ambiente econômico, que sempre muito me agradou, e que nesse tempo se mostra ser uma oportunidade para acreditarmos que podemos achar por aí um dos caminhos, isso com certeza me deixa extremamente orgulhoso.

Júnior, um dos nossos jovens sonhadores desse Brasil continental, hoje é um grande empreendedor no Sul do Brasil, e como muito outros, apoio seu esforço. Gente boa inspira todos ao seu redor, não é mesmo? O Júnior preparou sua empresa para construir cerca de 20 mil habitações no Brasil nos próximos 5 anos, e essa iniciativa é a meu ver uma das melhores alternativas para a crise Brasileira. Ele, coberto de muita resiliência e com muito foco, com certeza não só construirá, como também venderá todas as unidades, e melhor, fazendo isso através de um processo ao meu ver bem diferenciado e necessário ao que se propôs, que é a venda massificada, usando esta de forma bem significante e em conjunto com a Tecnologia, como diz na assinatura de sua empresa, a Real Estate Digital Company, ou seja, ele conseguiu fazer com o uso da tecnologia, uma construção diferenciada, e que trabalha de forma extremamente competente em grande escala, na área de Construção Civil. 

Essa modalidade de venda já é muito utilizada em outras áreas, e entendo que fará jus as ideias de impactar e reascender as expectativas desse meio. Além de gerar muitos empregos, a empresa estará contribuindo com impostos, e com todos os envolvidos, de forma direta e indireta.

 A economia Brasileira tem solução, e com iniciativas como essa, usando de forma escalável processos construtivos com tecnologia, poderá criar um Unicórnio na Construção Civil. Assim como ele, temos que ter outras iniciativas a disposição do país, para que possamos sair o mais rápido possível dessa crise.

Dr. Paulo Roberto Benites

Médico especialista em Alergia, Pneumologia e Imunologia. Empresário no ramo imobiliário e desenvolvedor de projetos no Grupo Respiratus. Fênix imóveis, Respiratus empreendimentos imobiliários e energias renováveis.

4 a

Muito interessante e promissor este novo cenário que está se desenhando para todos os empreendedores no Brasil. Conhecendo a persistência e a resiliência destes empreendedores tenha a certeza que vamos virar o jogo e tracionar um periodo de crescimento, que aliás esta represado nos equívocos dos poderes instituídos.

Bruno Amorim Florêncio Pereira

CFO S.A.Paulista de Contruções e Comércio

4 a

Só a construção civil poderá proporcional emprego em larga escala para o Brasil. Parabéns pelo texto. Estamos na torcida pelo Junior e muitos outros.

Marco Szili

Co-Founder at Poli Angels / Founder at Telesys

4 a

gente que faz, é o que precisamos! Boa Jorge!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jorge Tena

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos