Alunos do Ensino Superior priorizam o acesso à educação via Smartphones.

Alunos do Ensino Superior priorizam o acesso à educação via Smartphones.

Não é nenhuma novidade que o uso dos celulares tem impactado significativamente nos modos de interagir com o mundo, especialmente para os jovens. O uso dos dispositivos móveis possibilitou acessar as tarefas do dia a dia com mais agilidade, como pagar contas, ler matérias, trabalhar e até mesmo estudar, tirando fotos e capturas de tela de conteúdos importantes para o complemento de suas atividades de forma ágil e prática. 


Segundo os dados divulgados, esse cenário se acentua ainda mais no ensino superior, A Passei Direito, plataforma de rede de estudos, diz que, aproximadamente 95% dos universitários se utilizam do celular para estudar. A Conquista Solução Educacional entrevistou mais de 600 mil estudantes de classe média de todas as regiões do Brasil, e traz dados que a maioria dos alunos acessa na versão mobile.


Em um cenário global podemos notar que cada dia mais os bancos, plataformas de redes sociais, streamings, redes de notícias, e-mails, e até cobranças estão investindo em desenvolvimento de inovações para acessos na palma da mão através dos celulares. 


Olhando para esse dados vemos que grande parte dessa mobilidade vem através do avanço dos smartphones, unido ao acesso à internet que intensificou seus acessos a partir do ano de 2013 com a chegada do 4g no Brasil. 


De acordo com dados da Principia, referência em Receita Garantida e inadimplência zero para IES, o smartphone é o dispositivo mais usado para acessar a plataforma de pagamento educacional, com 72,9%, enquanto os apenas 26,7% são usados na versão desktop (computares), sendo 90,7% destes acessos feito por jovens entre 25 a 34 anos.


Noemi Teixeira — Especialista em Neuromarketing na Principia, explica que: ''é preciso considerar o comportamento do aluno na hora de definir sistemas para a educação que se adéquam a realidade do aluno atualmente''. Os smartphones não estão apenas ligados a mente como também tem uma ligação emocional, por isso aprender pelo celular pode se tornar mais fácil, na hora de estudar e assistir vídeos aulas, podcast entre outros. Ter essa tecnologia pode destacar uma instituição no momento da matrícula escolar, se tornando um diferencial na concorrência.  


Essa realidade será cada dia mais presente no cenário brasileiro, já que hoje temos uma média de 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, com pouco mais de 214 milhões de habitantes segundo o IBGE.


Por isso, é de extrema importância que as Instituições do Ensino Superior debatam sobre a realidade dos estudantes, que em sua maioria, são jovens dividindo seu tempo entre o estudo e trabalho para quitarem seus estudos, e em sua maioria são pagos por seus próprios proveitos. 


A cada dia a facilidade via Smartphones tem sido um fator crucial para a escolha de um banco digital, rede social, compras online e muito e em um futuro não muito distante o acesso pelo smartphone será um dos pontos para a escolha da praticidade para a graduação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Principia

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos