Amar é preciso.

Amar é preciso.

"Qualquer relação é uma ligação emocional”. (George Kohlrieser). 

Partindo deste pensamento não consigo imaginar uma liderança fria, desumana e agressiva, baseada apenas em metas, lógica e objetividade, resultados a qualquer preço, sem interesse genuíno pelo outro, sem escuta dócil, sem conseguir elevar o moral de sua equipe e fazer com que elas, a longo prazo, consigam manter ou aumentar sua performance. 

Acho pouco provável que empresas que priorizam somente o cérebro e esquecem do coração sobrevivam a médio prazo.

Os tempos são incertos. Definitivamente, o apoio, o amor, a confiança, o respeito, o desejo do "fazer juntos" definirá quem morrerá e quem sobreviverá. Onde não há respeito, empatia, propósito e muito esforço em conjunto, não haverá transformação. Resultados e crescimentos sustentáveis não são mais possíveis com pensamentos simplistas, egocêntricos e autoritários, do tipo que empurra “goela a baixo” e toma decisões unilaterais. (Se veio alguém em sua mente neste momento, qualquer semelhança, não é mera coincidência).  Precisamos de líderes com constância e coerência, que possam se tornar a base de segurança de suas equipes, ou seja, que criem uma sensação de conforto nas pessoas, dando energia, que as incentivem a sair de suas caixas, explorar, descobrir e arriscar, sem medo. Precisamos de líderes que falem a verdade com educação. Que consigam manter o equilíbrio emocional, pois líderes emocionalmente inteligentes integram suas emoções e reflexões de maneira adaptativa e produtiva e nunca destrutiva e egoísta. Líderes que inspiram, que fazem gestão de suas emoções e ajudam sua equipe a fazer o mesmo, tem, em tempos de crise, maior chance de sair dela de forma ágil e saudável. Já sabemos que é fácil navegar em águas calmas, o bom capitão mesmo é aquele que em mares revoltos e em grandes tempestades, com calma e segurança leva toda sua equipe para terra firme.

Que você possa ser este capitão, que dá a direção, oferece segurança, que, estando no mesmo barco, trabalha junto, que olha nos olhos de sua equipe, compreende as emoções e as usa para gerar energia e vontade para superar mais este desafio. Desejo que o amor prevaleça pois não há espaço, neste momento, para “COMUNICAÇÕES VIOLENTAS”.

Ótimo texto, faz muito sentido.

Ótima reflexão! Precisamos de líderes que tenham empatia e saibam encorajar. Alguém que só aponta os erros e coloca as pessoas pra baixo não contribui com a equipe da maneira como poderia. Tempo de mudanças no mundo mas também no dia a dia das empresas... Amei o texto, vou compartilhar!

Tati Dalagnol

Estrategista de Marca na DOM99 | Comunicação, Estratégia de Marca

4 a

Tuly! Seus textos sempre me fazem refletir. Por mais inspiração em nossos líderes! ;)

Márcio Silva

Empreendedor Serial - Mentor de Liderança para times e líderes em 3 continentes. Head Brasil da Global Coach Group (Credenciada ICF), CEO Encontro Com Gigantes - Coach Advanced na Marshall Goldsmith.

4 a

Ótimo texto e reflexões. Muito obrigado pelo conteúdo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos