Ambiente saudável e escolhas pessoais: como lidar com o estresse do trabalho

Ambiente saudável e escolhas pessoais: como lidar com o estresse do trabalho

Quando falamos da importância do bem-estar e da saúde mental das equipes, geralmente relacionamos essa temática a ambientes tóxicos e opressores que afetam direta e profundamente os profissionais. Porém, até em um ambiente construído a partir de boas práticas, pressão e estresse são elementos que podem aparecer em uma rotina de trabalho.

Mesmo presenciando mudanças nas formas e relações de trabalho, o dia a dia dos profissionais, sejam eles gestores ou colaboradores, ainda é marcado por tarefas, metas e responsabilidades. Tudo isso pode nos deixar estressados, causar aborrecimentos pontuais ou, até mesmo, gerar uma autocobrança excessiva.

Para lidar com essa questão, considero dois pontos essenciais. O primeiro corresponde àquilo que as empresas fazem para construir ambientes saudáveis para os colaboradores. Aqui, entram a cultura, as práticas, os valores, a empatia e outras características que vão moldar essa atmosfera profissional.

 Na Schmersal, essa preocupação com o ambiente e com as pessoas faz parte dos nossos valores e, por isso, aparece conectada a diferentes práticas e estratégias. Nós acreditamos que o bem-estar depende, entre outros fatores, de uma estrutura acolhedora, o que nos fez ter, por exemplo, um redário no jardim da empresa, para que os colaboradores possam descansar, tirar um cochilo ou ler um livro no horário do almoço.

Quem usa esse espaço para a leitura, pode escolher algum livro da nossa biblioteca, que fica na área de convivência da empresa. Temos um acervo muito variado, com mais de 1.500 publicações, e que sempre recebe novos exemplares.

Um bom ambiente também leva em conta a saúde física e mental das pessoas. Por pensarmos assim, oferecemos, ainda, serviços como atendimento psicológico, academia interna, aulas de yoga e meditação.

Falando do trabalho em si, também buscamos proporcionar condições para que ele seja realizado da melhor forma. Para começar, não acreditamos que produtividade tem a ver com exaustão, pressa e cobranças. Oferecemos jornadas flexíveis; investimos em uma cultura de autogestão; e incentivamos o autoconhecimento e o desenvolvimento constante de habilidades. Tudo isso se conecta à crença de que a confiança melhora o ambiente e a rotina.

Agora, também considero como ponto essencial para lidarmos com o estresse do dia a dia aquilo que fazemos por nós mesmos. No meu caso, a meditação é uma prática que me coloca em equilíbrio e faz recuperar a energia. Confesso que não consigo fazer com a frequência que gostaria, mas, sempre que possível, medito logo depois de acordar. Praticar esportes, como a natação, também me ajuda a relaxar.

Empresas e gestores devem, sim, zelar por um ambiente saudável para os colaboradores. Mas, também é essencial que cada um encontre formas de aliviar o impacto que o estresse e o peso das responsabilidades têm sobre nós. Não há hábito mais ou menos eficiente, cada um tem a sua opção. E você? O que faz para lidar com o estresse e recuperar as energias?

 

Admir Vigano

Gerente Técnico e Comercial da ADMControls

1 m

Muito relevante, Rogério Baldauf!!

Muito obrigado Rogério pela oportunidade de participarmos dessa experiência fantástica de aprender a construir um ambiente leve priorizando a qualidade vida, confiança e respeito pelas pessoas. Muito obrigado.

Andreia Santos

Diretora de Assuntos Associativos e Eventos na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

1 m

Muito interessante, Rogério Baldauf! Parabéns

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos