Amor que Protege: Sustentabilidade
“Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão. Assim como o verde, a natureza traz a paz no coração. A agilidade quando aplicada, economiza de montão. Com a adaptabilidade, mudamos a visão do mundo para a sustentabilidade. E um mundo sustentável, nos encaminha para um verde mais respirável e uma saúde mais palpável.”
Com essa rima que começamos o nosso episódio de Domingo, dia 21.07.24, no Jornada Ágil. Foi muito rico em informações e trocas e me fez pensar como trazer essa sustentabilidade para fazer parte do nosso cotidiano.
Um dia, uma de minhas mentoras, a maravilhosa e especialista em ESG, Gisele Victor Batista , me fez uma pergunta: "Para você, o que é ser mulher?" Respondi rapidamente: "Cuidar do próximo!" Até que percebi que ser mulher é muito mais do que isso. No meu caso, ser mulher é ser inspiradora. Mulher é símbolo da vida e detentora do conhecimento, da proteção, do cuidado e do zelo. Temos a capacidade de dar a vida e, assim como a terra, fazemos parte de um ecossistema interligado.
Como já dizia um antigo livro: "Lembra-te que és pó e ao pó voltarás". Isso nos faz pensar o quanto somos minúsculos na imensidão do universo e como fazemos parte desta terra em todos os âmbitos. Somos parte de um todo e, como seres sociáveis e adaptáveis, devemos ter empatia pelo próximo e pela natureza.
Não se trata apenas de abraçar árvores, mas de como podemos reduzir custos, melhorar a alimentação, zelar pelo habitat em que vivemos e melhorar nossa saúde.
Trazendo o conceito do Lean, conforme o Lean Institute Brasil, é uma maneira de fazer gestão que busca aperfeiçoar a entrega de valor para os clientes através da contínua eliminação de desperdícios, consumindo o mínimo de recursos e utilizando ao máximo o conhecimento e a habilidade das pessoas envolvidas no trabalho.
O Japão, por exemplo, se reconstruiu no pós-guerra, e a técnica do fordismo* não funcionaria na indústria de carros, devido ao pouco espaço para fabricação. Então, como montar uma linha de produção com carros atrativos e diferenciados, entregando de forma contínua e em grande escala? Terceirizando os serviços e entregas conforme a demanda, eliminando desperdícios e agregando valor ao cliente.
Ao pensar em sustentabilidade e desperdício, vamos trazer isso para o nosso dia a dia com pequenas ações de grande impacto, como a redução de plásticos, a separação do lixo para coleta seletiva, a economia de água, entre outras. Aliás, se você gosta de plantar, a compostagem* é uma excelente opção e ainda devolve à terra o que é dela, economizando recursos.
Quando pensamos que nos falta um objetivo claro, organização e priorização de tarefas, o que gera inúmeros retrabalhos e frustração, podemos adotar uma melhoria contínua para eliminar desperdícios em nossa rotina e gerir melhor o nosso tempo, executando tarefas de forma mais sustentável e com valor.
Quando pensamos que nos falta um objetivo claro, organização, priorização de tarefas, o que gera inúmeros retrabalhos e grande causador da frustração e contribui para o desânimo do dia a dia. Podemos pensar em uma melhoria contínua para trazer o conceito de eliminação de desperdício para a nossa rotina e gerir o nosso tempo melhor, conseguimos executar tarefas de formas mais sustentáveis e com valor.
Voltando ao Lean, como você pode agregar valor ao seu dia a dia? Como pensar na eliminação de desperdícios como benefício para a saúde e proteção? Como se inovar de forma contínua?
Recomendados pelo LinkedIn
A plantação é uma excelente aliada, ajudando no controle da ansiedade. Você percebe o tempo que a planta leva para nascer, crescer e dar frutos, criando um senso de responsabilidade. Não pense: "Ah, mas eu não tenho jeito para plantas". Desafie-se, estude sobre uma planta e tenha uma! Quando entendemos um assunto, podemos descobrir nossas melhores habilidades.
Podemos ter hortas com verduras, legumes e frutas, mesmo em apartamentos, usando designs de jardim vertical feitos com garrafas PET recicladas e sobras de tecido para pendurar. Plantar parte de nossa comida, além de proporcionar economia financeira, melhora nossa saúde ao evitar os venenos tóxicos das grandes indústrias. Um pequeno jardim de hortaliças já oferece economia mensal e menos desperdício, evitando que um maço de verduras estrague na geladeira.
Então, como podemos mudar nosso cotidiano e trazer a sustentabilidade para nossa rotina e para o mundo? Aqui estão algumas formas:
A natureza nos inspira e nos dá a vida, assim como nós, mulheres. Nosso dever como seres humanos é proteger e cuidar do próximo e do mundo. Vejo diversos debates sobre as novas gerações e o quanto somos diferentes, mas te pergunto: que ensinamentos de sociedade estamos passando aos nossos filhos? Ensinamos a empatia, o cuidado ao próximo? Como fazer uma horta, se divertir e ainda cuidar de um ser vivo? De cuidar de um planeta que pede ajuda?
A terra se refaz, é viva e adaptativa, assim como nós. Estamos todos em processo evolutivo para essa melhoria contínua, sempre citada quando falamos de agilidade. Vamos cuidar do nosso planeta e de todos os seres vivos presentes nesta imensidão azul, iniciando pelo cuidado do nosso cotidiano e daqueles que nos cercam 💚
Descubra o amor incondicional que há em você!
#Mulheres #Mulheres30mais #PlanejamentoPessoal #Sustentabilidade
Liana Lopes - Mentora & Co Founder do movimento Agile Women, presente no maior HUB de agilidade UNIVERSO ÁGIL . Escritora sobre agilidade cotidiana. Gerente de Projetos TI | Head de Operações | MBA Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis | SFPC |Analista de Suporte | Fotógrafa e Mãe
*Fordismo: O fordismo é um sistema de produção em massa desenvolvido pelo empresário Henry Ford no início do século XX. Ele revolucionou a indústria automobilística e outros setores ao introduzir a linha de montagem, onde cada trabalhador executava uma tarefa específica repetidamente.
*Compostagem: A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos, como restos de comida e materiais vegetais, transformando-os em adubo rico em nutrientes. Esse processo é realizado por microrganismos, como bactérias e fungos, que quebram a matéria orgânica em condições controladas de umidade e oxigênio. A compostagem é uma prática sustentável que reduz a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários, diminui a emissão de gases de efeito estufa e produz um composto valioso que pode ser utilizado para melhorar a fertilidade do solo em jardins e hortas. Além disso, promove a reciclagem de nutrientes, fechando o ciclo natural dos alimentos.
Top Voice Sustentabilidade & Linkedin Creator | Diretora na Harpia Meio Ambiente | Representante ANEFAC no ESG Working Group - International CFO Alliance
5 mQue lindo seu texto Liana Lopes !! Seu amor pela sustentabilidade é contagiante!! Uma Guardiã da Terra 💚🌎💚