Análise da Matriz SWOT cruzada, ou Matriz TOWS, como ferramenta de ação.
A análise SWOT cruzada ou análise TOWS, é complementar a análise SWOT, pois além de trabalhar com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, essa nova análise leva em consideração os pontos negativos de forma a transformá-los em pontos positivos. Assim ela é feita após a realização da análise SWOT e não é considerada uma ferramenta de planejamento e sim uma ferramenta de ação.
A análise SWOT cruzada, ou análise TOWS, conta com 4 estratégias:
- SO (forças e oportunidades) estratégia ofensiva, onde o objetivo é aumentar e aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, se tornando vantagens competitivas.
- ST (forças e ameaças), estratégia confrontativa, em que são desenvolvidas estratégias de confronto que utilizam os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.
- WO (fraquezas e oportunidades), estratégia de reforço, tem por objetivo é analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.
- WT (fraquezas e ameaças), estratégia defensiva, nela são desenvolvidas ações defensivas para proteger a empresa, diminuindo o impacto das ameaças.
As análises SWOT e TOWS são complementares, e a vantagem de serem usadas juntas é o fato de que se usarmos apenas a matriz SWOT teremos apenas dados, mas cruzando esses dados, usando a matriz TOWS, podemos elaborar um plano de ação concreto e tomar decisões estratégicas, baseadas em objetivos reais.