Análise de cenário - sobre o alcance e a diversidade de tarefas de uma Superinteligência
A potência da economia tradicional é avaliada pela força de trabalho, salários e capital.
A Inteligência Artificial - IA já faz parte da atividade braçal. As possibilidades dela cumprir outros papéis na economia e lucro são enormes. A capacidade de autodesenvolvimento rápido de uma IA embrionária é a principal propriedade para iniciar uma explosão de inteligência.
Ameaçador seria se uma única Superinteligência viesse a obter vantagem estratégica decisiva na economia mundial, e ela a utilizasse para criar um singleton (padrão de projeto de software). Este padrão garante a existência de apenas um elemento de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
Já um cenário multipolar, com mais elementos, numa sociedade pós transição da atual economia para esta da Superinteligência dominadora, com múltiplas agências superinteligentes competindo entre si, poderia ser catastrófico para o ser humano. Em caso de substituição do trabalho braçal (força em cavalos) pelas máquinas superinteligentes, salários e mercados despencariam.
Entre cavalos, depois cavalos e carroças, depois veículos e tratores automotores, os cavalos sobraram. Poderia acontecer algo parecido com o ser humano na substituição por tecnologias que já apoiam fortemente o trabalho humano. O que apoia poderá vir a substituir.
Cavalos que sobraram foram enviados para frigoríficos e transformados em ração. EUA possuía 216 milhões de cavalos em 1915, e em 1950 existiam 2 milhões. Mas humanos atual politicamente!
Quanto ao capital e assistência social, a diferença entre cavalos e humanos é que humanos possuem capital. O capital em redor do mundo tem-se mantido em 30%, na forma de rendimentos, isso quer dizer que os outros 70% são recebidos em forma de salários.
Com o aumento da valorização da inteligência artificial que substituísse o trabalho humano, o capital migraria para próximo a 100% do total do PIB mundial, uma vez que o produto interno bruto mundial dispararia após uma explosão da inteligência, e o resultado seria um enorme aumento na renda total do capital. Se humanos permanecessem como donos desse capital, o total de renda recebido por eles aumentaria astronomicamente. (Nick Bostrom)
Alianças entre diretores humanos e máquinas administradoras seria adequada para uma economia justa? Pense nisso!