Análise de Dados, conseguiremos sobreviver sem?
Análise de Dados, uma ferramenta indispensável no processo de transformação digital de todas as empresas, a analise de dados e o Business Intelligence (BI) são áreas sensíveis, que sendo bem administradas resultam em um crescimento para quem investe e aposta na tecnologia da Informação (TI).
Atualmente o volume de dados que manipulamos todos os dias é extremamente pesado, a cada dia que passa surgem mais Apps e formulários que solicitam e armazenam dados. Entender/Assimilar os rumos do setor e conhecer as tendências do segmento não é apenas uma maneira de adquirir vantagem competitiva: é uma condição para permanecer vivo no mercado. É por esse motivo que aprender a manusiar softwares que armazenam, organizam e geram informações através de relatórios robustos, é uma maneira poderosa de se manter competitivo no mercado de trabalho.
Atualmente temos diversas plataformas com esse objetivo, que podem funcionar sozinhas ou em conjunto com outros softwares, o que aumenta de forma significativa o poder de processamento das mesmas. Dentre as que mais se destacam no mercado, temos SQL (armazenamento e modelagem), Qlikview, Power BI e Tableau (ferramentas de BI, visualização, insights e analises de dados.
Um ponto importante que não podemos deixar de lado é que, a inteligência de dados vai ser vital para o crescimento e a sobrevivência das empresas que vivem ou não de tecnologia. Hoje tudo vai de encontro a análise de dados, inteligência artificial e o chamado Business Intelligence, que diz respeito a colocar a inteligência no centro da tomada de decisão de qualquer empresa.
Algumas tendências de análise de dados e Business Intelligence:
A apresentação de dados agora será acompanhada por uma boa história. O Data Storytelling combina a análise de dados com uma narrativa criativa, tendo a finalidade de conquistar e manter a atenção dos ouvintes. Somar a apresentação de dados a uma boa narrativa, auxilia na compreensão do público e consequentemente aumenta seu interesse.
Medir a conectividade entre instituições, entidades, empresas, grupos de pessoas e indivíduos em tempo real? É isso que a análise de relacionamento se propõe.
Recomendados pelo LinkedIn
Entre os principais benefícios da análise de dados e da ciência de dados estão as decisões data-driven: quando a tomada de decisão é orientada pelos dados.
É fato que as empresas têm realocado suas informações, dados e ferramentas para o armazenamento em nuvem. Entretanto, em alguns casos, uma única empresa pode ter seus diferentes dados em nuvens diferentes. E a nova demanda é o conceito de multi-nuvem ou nuvem conectada. Isto é: mesmo em nuvens diferentes, as informações, dados, sistemas e ferramentas poderão funcionar e trabalhar com um certo nível de integração.
A análise aumentada é um mecanismo que facilita e potencializa a análise de dados, especialmente quando falamos de um conjunto de dados. Ela utiliza o machine learning para automatizar a preparação de dados e a ciência de dados, incluindo análise descritiva, análise preditiva e análise prescritiva.
Links dos softwares abordados acima: