Análise Do Covid-19 Em Uma Cidade de Pequeno Porte
Introdução
Devido ao baixo número de pesquisas referentes ao desenvolvimento do Covid-19 em cidades com o número de habitantes menor ou igual a 5 mil, nota-se uma falta informação tanto para a população quanto para as autoridades políticas responsáveis pela linha de frente no cuidado a propagação do vírus.
Sem diversas analises dadas como referência no mundo, por exemplo a tendência dos gráficos de infectados, se torna difícil entende em que ponto da trajetória da pandemia estamos naquela localidade especifica.
Desta forma decidi fazer um estudo simples, baseados em outros Artigos de todo o mundo onde já se obteve diversas escaladas diferentes do estágio do Covid-19. Conseguindo assim estabelecer parâmetros comparativos que possibilitaram um calculo de projeções futuras de infectados.
Análise
A cidade escolhida foi Santo Antônio da Barra, que fica localizada em Goiás no centro oeste brasileiro, também conhecida como minha cidade natal. Com uma população estimada em 4.134 habitantes segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado no ano de 2007, a cidade se encaixa perfeitamente como típico vilarejo de interior. Desta forma tendo todos os ingredientes necessário para a breve analise desde Artigo.
Atualmente com 183 casos confirmados (24/09/2020) e 6 óbitos registrados, a população convive com uma taxa de mortalidade do vírus na casa dos 3,3%, número muito maior que a média do próprio estado onde fica a cidade, Goiás atualmente tem um percentual de mortes de 2,2%, número 33,3% menor que a média deste pequeno município.
Outro dado que chama bastante atenção é referente ao percentual total de infectados na população da localidade, o número atualmente está com 4,4%, se comparado novamente com a média do estado que é de 3% mostra mais uma vez uma disparidade na casa dos 31,8% a mais para a pequena comunidade.
Um ponto que pode ser levantado com este Artigo é que em pequenas cidades, os casos de sub notificação, que é quando algum caso não é levado as autoridades e assim não entra para as estatísticas gerais, é bem menor que em grandes metrópoles. Pois como as informações são mais acessíveis em comunidades com o tamanho territorial menor, os médicos conseguem aumentar os índices de atendimento aos pacientes, conseguindo desta forma pontuar todos os casos da região.
Projeções
Quando pensamos em futuro fica bem mais difícil as projeções, visto que as pesquisas estão focadas nas cidades de maior porte, assim deixando os percentuais bem fora da realidade de cidade menores com Santo Antônio por exemplo. Mesmo com esta dificuldade inicial fiz algumas projeções baseadas em países e cidades onde já tivemos pico, estabilidade, segunda onda e queda. Como mostra a tabela abaixo, estimo uma breve estabilidade no próximo mês com os casos flutuando entre 184 a 187, que irá suceder em uma segunda onda de contagio à casa das 220 pessoas contaminadas. Após estes dois cenários teremos a queda, que irá se iniciar no inicio de 2021, com o número de novos casos sendo quase zero, já nos primeiros meses do ano.
Para se chegar nestes números foi usado a analise comparativa das linhas de casos da Itália, onde se teve um crescimento repentino que logo foi substituído por uma grande tendência de estabilização que no caso de Santo Antônio será bem mais rápida, devido a estabilização está diretamente ligada a quantidade populacional da área. Na sequência teremos a queda acentuada, pois teremos alcançado a tão sonhada imunidade de rebanho, que é quando já se tem boa parte da população com anticorpos do vírus.
Um bom ponto nesta situação, é que esta projeção estão centrada em um cenário hipotético onde a cidade não terá um grande fluxo de visitantes de outras regiões onde o vírus esta em alta taxa de contaminação, pois um leve contanto com outras massas pode trazer novamente o Covid-19 a comunidades que estavam protegidas pelo fato de não ter mais a quem contaminar pelo contado.
Conclusão
Após este breve artigo, podemos finalizar com a apresentação do indicador global de contaminados da cidade, trazendo com ele as projeções e linhas que mostram a trajetória do Covid-19 e também suas curvas.
DADOS DO AUTOR
JOSÉ VITOR NUNES SILVA
EMAIL - josejrvitor@gmail.com
TELEFONE - (64) 99292-1200
Coordenadora de garantia de qualidade na Milhão Ingredients | Mestrado em Administração e Negócios
4 aJosé excelente análise, texto claro e muito interativo, obrigada por gerar conteúdo de qualidade para nós leitores ☺️ vc é fera