Análise SWOT
Fazer com que uma empresa esteja prepara para lidar com a concorrentes, estar apta para aproveitar oportunidades de mercado, elaborar metas e alcançá-las não é nada fácil. Para conseguir tudo isso é preciso ter completa noção de quais são os desafios internos e externos e de um bom planejamento.
Uma ótima ferramenta para ajudar a fazer análise interna e externa de uma empresa é a Análise SWOT. Com ela é possível entender melhor quais são os pontos fortes e fracos de uma organização e as possíveis ações a tomar para aproveitar oportunidades de mercado ou corrigir erros.
A seguir, explicaremos mais sobre o que Análise SWOT, sua importância e como você pode fazer uma.
Análise SWOT
Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer uma analise de mercado, tanto do ambiente interno quanto externo, de modo a otimizar o desempenho de uma empresa. Sendo assim, é uma ótima ferramenta para ser utilizada ao elaborar um planejamento estratégico.
SWOT é acrônico das palavras em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português significa: força, oportunidade, fraqueza e ameaça. Por isso, a Analise SOWT também pode ser chamado de Analise FOFA.
A importância de uma Análise SWOT
A Análise SWOT é responsável por fazer importante diagnóstico da empresa. Ela permite identificar quais são os elementos chave para a gestão da empresa, e ajuda a estabelecer quais são as prioridades de atuação e ações estratégicas.
Ao fazer uma Análise SWOT é possível perceber quais são os pontos positivos e que devem ser fortalecidos, bem como quais pontos demandam mais atenção e precisam ser melhorados e os riscos inerentes. Além disso permite conhecer profundamente o cenário na qual a empresa se encontra e compreender a sua posição em relação aos concorrentes.
Ao analisar o ambiente interno a empresa consegue observar as variáveis das quais ela possui controle, ou seja, tudo o que a empresa consegue agir sobre. Está ligado aos processos internos, atividades, tempo de mercado, reputação, acesso a matéria prima, equipamentos, marketing, recursos humanos e financeiros.
Ao terminar uma análise interna você saberá quais são as Forças e Fraquezas da sua empresa.
Ao analisar o ambiente externo a empresa consegue observar as variáveis pelas quais ela não possui controle, ou seja, tudo o que empresa não consegue agir sobre. Está ligado ao cenário político e econômico do país, aspectos socioculturais, demográfico. Além disso é importante levar em consideração a 5 forças de Porter: entrantes potenciais, poder dos fornecedores, poder dos compradores, rivalidade dos competidores e produtos substitutos.
Ao terminar uma análise externa você saberá quais são as Oportunidades e Ameaças da sua empresa.
Forças
Representa todas as vantagens internas da empresa em relação aos concorrentes. Pode estar ligado aos produtos vendidos, diferenciais de mercado, modo como atrai e retem clientes, reconhecimento no mercado, capacidade de explorar recursos.
Fraquezas
Representa todos os pontos fracos internos e que interferem negativamente no desenvolvimento da empresa.São todas as desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Pode estar relacionada a perda de cliente, número baixo número de vendas, falta de capacitação dos funcionários, desmotivação, falta de organização de processos e atrasos de entregas e falta de recursos.
Oportunidades
Representa todos os aspectos positivos que favorecem o potencial de crescer a vantagem competitiva da empresa. Pode estar ligado a novas tendências de mercado, lançamento de novos produtos,mercado em crescimento, percepção de explorar algo não feito pelos concorrentes, surgimento de novas tecnologias.
Ameaças
Representa todos os aspectos negativos que podem comprometer a vantagem competitiva da empresa. Pode estar ligado a entrada de novos concorrentes, novos produtos substitutos, instabilidade política e econômica, mudanças de legislação do setor, escassez de recursos, crise econômica.
Como fazer uma Análise SWOT
- Faça uma análise profunda do ambiente externo
- Faça uma análise profunda do ambiente interno
- Analise os pontos fortes internos para definir suas vantagens competitivas e forças
- Analise os pontos fracos internos para definir suas desvantagens e fraquezas
- Liste as possíveis oportunidades
- Liste as possíveis ameaças
- Faça uma correlação entre os pontos que sejam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
Ações estratégicas da Análise SWOT
Ao conhecer profundamente seu mercado, bem como o ambiente interno e externo no qual sua empresa se insere e ao listar todas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de sua empresa, é possível tomar ações estratégicas.
Ao montar uma SWOT é possível correlacionar:
- Forças e Ameaças
- Forças e Oportunidades
- Fraquezas e Oportunidades
- Fraquezas e Ameaças
Ao saber quais são as Forças da sua empresa você conseguirá tirar mais proveito para potencializa-los e aproveitar de maneira ainda mais eficiente diante das Oportunidades identificadas. Além disso ao saber quais são as suas Forças você consegue se antevir e tomar atitudes que possam prevenir o amenizar potenciais Ameaças.
Ao saber quase são as suas Fraquezas você conseguirá elaborar estratégias para melhora-las e estar mais preparado para eventuais Oportunidades que surgirem. Além disso ao saber quais são as suas Fraquezas você consegue tomar atitudes prevenidas para não ter impacto ainda mais negativos diante de Ameaças.
Conclusão
Analise SWOT é uma das melhores formas de analisar os pontos fortes e fracos do negócio, permitindo um planejamento mais eficaz e a criação de um plano mais detalhado da empresa. Por meio da Análise SWOT, consegue-se ampliar as oportunidades do negócio e propor melhorias para os pontos mais fracos.