Analise apenas os pedidos que foram definitivamente pagos | Google Analytics
Um dos grandes problemas que os profissionais de business intelligence enfrentam constantemente em análises que envolvem dados de e-commerce, é não conseguir visualizar apenas os pedidos que definitivamente foram pagos, devido a cenários como por exemplo, onde o usuário escolhe a forma de pagamento através de boleto e acaba não efetuando o pagamento por qualquer que seja o motivo. Porém esse pedido foi enviado ao Google Analytics e suas informações constam lá, impactando as métricas dos relatórios de e-commerce.
Ta, e o que fazer?
Alguns analistas arriscam extrair os pedidos do Google Analytics, adicionar formulas, regras, lógicas, exceções e cruzar com as informações de sua base de dados, recalculando os pedidos com essas novas informações e criando mais gráficos/dashboards e lugares que o cliente precisará que olhar.
Possivelmente você já ouviu falar do recurso refund, mas talvez não tenha conseguido o resultado esperado, pois ele simplesmente alimenta as métricas de refund e não remove os pedidos ou produtos dos relatórios, talvez por isso você prefira utilizar o método acima.
Hoje eu estou aqui para contar um segredo que talvez você não conheça e por isso prefira não utilizar o método de refund.
Apenas como observação: Você pode cancelar um pedido por completo, como pode cancelar apenas alguns produtos existem diversas formas de enviar as informações de refund para o Google Analytics, data import, api, tags de refunds. Não vou entrar em detalhes, porém sinta-se a vontade para me convidar para um papo :)
Continuando, nesse momento o que você deve fazer é criar um segmento avançado, que exclua as informações dos relatórios, onde as métricas do tipo refund seja maior do que 0;
Com o segmento avançado aplicado, você pode ver que os pedidos que foram cancelados, foram removidos desse relatório e não impactam mais as métricas do relatório, como acontecia no primeiro slide.
Duas dicas extremamente importantes para que as coisas funcionem corretamente:
- Na criação do segmento avançado, você deve filtrar por usuário, ao invés do padrão de sessão e selecionar a opção de excluir ao invés do padrão incluir.
- O período selecionado deve obrigatoriamente abranger a data da compra e a data do processamento que o cancelamento do pedido foi realizado, exemplo: O pedido foi realizado dia 10 de janeiro e cancelado no dia 15 de janeiro, então o período mínimo que você deve selecionar é do dia 10 a 15 de janeiro. Para isso crie um processo de cancelamento de pedidos, para ter um maior controle em suas análises.
Bom, eu acho que é isso e espero ter colaborado.
Gostou do conteúdo e conhece alguém que precisa dessas informações? Compartilhe! ;)
Análista de Dados | Business Intelligence | Python | SQL | Power BI | Excel | VBA | Pyspark | Azure | Estatística
7 aLeandro, neste cenário de utilização do refunds, você está se referindo a versão Premium do Google Analytics certo ? Pois não versão free o refund não esta disponivel, correto ?abs