Analytics: O valor em iniciativas de Business Intelligence (BI)

Analytics: O valor em iniciativas de Business Intelligence (BI)

Nos últimos anos, uma das áreas de maior crescimento em TI tem sido de Business Intelligence (BI). As empresas finalmente perceberam que há valor em seus dados e lançaram grandes iniciativas de BI em suas organizações. A maioria das empresas cometem um erro comum em como eles estão se aproximando do desafio de inteligência de negócios, não conseguem perceber a diferença de dados e informação. Este é um conceito importante: Dados ≠ Informações.

Para transformar dados em informações, as empresas precisam de um processo de três etapas:

Data Warehouse (DW): As empresas precisam de um local para os dados residirem e regras sobre como os dados devem ser estruturados.

Business Intelligence: As empresas precisam de uma maneira de mapear e modelar os dados para gerar relatórios.

Analytics: As empresas precisam extrair os dados, analisar tendências, descobrir oportunidades, encontrar novos segmentos de clientes, fidelizar clientes e assim por diante.

A maioria das empresas não consegue adicionar o terceiro passo para suas iniciativas DW e BI e, portanto, ficam aquém da conversão de dados em informações. Por que isso está acontecendo?

Realmente se resume a um problema com a nomenclatura. O termo "business intelligence" é o culpado aqui. Empresas de software como SAP (Business Objects), IBM (Cognos), Oracle, Microsoft e outros neste setor se colocaram em uma ótima posição ao promover o termo "business intelligence". Eles basicamente dizem às empresas que, se comprarem o software, terão automaticamente a capacidade de coletar informações para administrar seus negócios. Além disso, uma vez que estas ferramentas estão fornecendo "inteligência", eles vêm com preços premium.

Todas essas ferramentas, bem como a estratégia e estrutura por trás delas, são direcionadas para fornecer dados a usuários de negócios e não criar informações para eles. Isso ocorre porque as ferramentas são realmente apenas conexões com um usuário de negócios usando as conexões para obter dados dentro ou fora do DW.

Embora seja fundamental ter um sólido DW e ferramenta de BI no local, o termo real "business intelligence" só pode ocorrer quando a análise também é adicionado ao mix. A infraestrutura de DW e BI permite que os usuários de negócios consultem dados existentes, mas somente estruturas analíticas que permitem que os usuários de negócios ultrapassem os limites atuais desses dados.

Isso ocorre porque a análise é feita por pessoas e essas pessoas podem olhar para fora das limitações de dados atuais em uma organização e pode até olhar para fora das paredes da empresa para obter respostas. Isto é o que separa dados em relatórios de informações e respostas. Isso é fornecer "business intelligence".

Quando a análise é adicionada a essa estrutura, toda a oferta se torna poderosa. O Analytics permite que as empresas ultrapassem os relatórios e passem a um modo de tomada de decisão e de questionamento mais elevado. O Analytics abre as portas para as coisas que terão o máximo impacto nos negócios: eficácia da campanha de marketing, precificação, segmentação de canais, fidelização de clientes, otimização da cadeia de suprimentos, redução de riscos, eficácia de vendas e assim por diante.

A única maneira de conseguir isso é adotar o conceito de análise como um componente-chave de qualquer plano de inteligência de negócios. A inteligência de negócios sem análise é apenas um relatório.

Atual Mindset: DW + BI = Dados

Futuro Mindset: DW + (BI + Analytics) = Informação



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos