André Breton Escritor francês

Biografia de André Breton

André Breton (1896-1966) foi um escritor francês, poeta e líder do Movimento Surrealista na literatura e na arte.

André Breton nasceu em Tinchebray, Orne, França, no dia 19 de fevereiro de 1896. Cursou medicina e, em 1915 foi convocado para servir no centro neuropsiquiátrico de Nantes, onde conheceu o escritor e desenhista francês, Jacques Vaché, que o influenciou no desprezo radical às convenções sociais e literárias. Nessa época descobriu a teoria freudiana das associações espontâneas como revelação do inconsciente. Durante três anos participou do movimento Dadaísta, ao mesmo tempo em que se aprofundava no estudo do automatismo psíquico a partir das teorias de Jean-Martin Charcot e de Sigmund Freud sobre o inconsciente, que veio a influenciar na formação de sua estética surrealista.

Em 1919, junto com os poetas Louis Aragon e Philippe Soupault, lançou a revista “Littérature” (Literatura), precursora do movimento surrealista. Nesse mesmo ano, publicou seu primeiro livro “Mont-de-Pieté”, uma coletânea de seus primeiros poemas, ainda ligado à estética pós-simbolista de Apollinaire. Em 1920 publicou “Os Campos Magnéticos”, com a colaboração de Philippe Soupault, onde revela o predomínio da nova estética surrealista.

Em 1924 rompeu com Tristan Tzara, um dos iniciadores do Dadaísmo, acusando-o de conservadorismo e escreve o texto fundamental do novo movimento “O Manifesto do Surrealismo“ e a revista “Revolução Surrealista”, onde reivindicava uma nova forma de pensar que abolia a ditadura exclusiva da lógica e da moral, e pregava a liberdade total da imaginação como base para a liberdade total do ser humano. Líder do Movimento Surrealista, Breton pretendia que este girasse em torno de três ideias básicas: o amor, a liberdade e a poesia.

Em 1927 ingressa no Partido Comunista, inspirado na ideia de “mudar de vida” de Rimbaud e de “transformar o mundo” de Marx. Em 1930 lançou o segundo manifesto surrealista, que respondia à vontade de inserir o Surrealismo em uma coordenada política e revolucionária, o que causou grandes deserções no grupo. Entre 1930 e 1933 edita “O Surrealismo a Serviço da Revolução”, ligando a atividade criadora e a luta política do Partido Comunista. Em 1935, rompe com o Partido Comunista. Em 1938, em uma missão cultural no México, conhece Trotski, cujas ideias o influenciaram a publicar o manifesto “A Favor de uma Arte Revolucionária Independente”, visando a criação de uma federação internacional de arte revolucionária e independente.

Em 1941 asila-se nos estados Unidos, fugindo às pressões do governo de Vichy. Em 1946 retorna a seu país, se dedica a aumentar a influencia do Surrealismo através de exposições, publicações de revistas e realização de debates públicos, ao mesmo tempo, mostrava sua oposição ao realismo imperante na literatura e em especial na de Albert Camus. Até a sua morte Breton permaneceu convicto do caráter revolucionário do Movimento Surrealista, contra os dogmas do gosto e da moral social, que considerava repressiva.

André Breton faleceu em Paris, França, no dia 28 de setembro de 1966.

Ebiografias

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Borges

  • Dicas para candidatos a barmen/barmaid

    Dicas para candidatos a barmen/barmaid

    Algumas dicas cedidas gentilmente do site Bar Aberto Bar Aberto (cedido do site) Ser um excelente barman requer bom…

  • STORYDOING

    STORYDOING

    STORYDOING – factos que comunicam: #Storydoing Num contexto de excesso de informação, é difícil impactar da maneira…

    1 comentário
  • Os 50 melhores do mundo em 2019

    Os 50 melhores do mundo em 2019

    Considerados os 50 melhores restaurantes do mundo em 2019 LOS 50 MEJORES RESTAURANTES DEL MUNDO 2019 1. Mirazur…

  • Artigo de Jaime Chicheri- Revenue Mangement versus optimização de custos

    Artigo de Jaime Chicheri- Revenue Mangement versus optimização de custos

    No confundir Revenue Management con “Optimización de Costes” Es más que habitual pensar que el Revenue Management…

  • The History of Kitchen Appliance Inventions

    The History of Kitchen Appliance Inventions

    Fonte : ThoughtCo Mary Bellis Updated March 09, 2018 By definition, the kitchen is a room used for food preparation…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos