ANIMAIS VIVOS? Sim, você tem seguro para essa carga!
Transportador, você sabia, que ANIMAIS VIVOS, objetos de artes, mudanças de móveis e utensílios, contêineres e veículos trafegando por meios próprios, fazem parte da relação de mercadorias que você pode incluir na sua apólice de seguro para acidente da carga, o RCTR-C?
Para contratar é essencial que o detalhamento dessas cargas ( quantidade de cargas, valor nota fiscal, estados da operação) seja colocado no QAR para cotar seu seguro, o corretor que te atende precisa encontrar uma Cia que tenha aceitação para essas cargas, a seguradora aceitando, essas cargas serão discriminadas na apólice mediante inclusão de uma cláusula específica para esse transporte.
No caso de transporte de animais vivos a cobertura concedida por esta cláusula específica se destina a cobrir a sua responsabilidade em virtude de morte ou fuga de aves ou outros animais vivos, desde que transportados em veículos adequados e que tenham sido diretamente causados pelos riscos cobertos previstos na sua apólice de seguro RCTR-C.
Isso você precisa estar atento:
*Em caso de fuga de animais, a seguradora se responsabiliza por 3/4 do valor segurado para cada animal.
*Em caso de animais reprodutores e/ou de raça essa cláusula não se aplica e a seguradora fará uma avaliação e inspeção prévia para definir aceitação.
Transportador, tenha em mente que o seguro para acidente de carga tem como principal objetivo, te ajudar em todas as situações previstas no seguro. Para confirmar isso, vou passar alguns conselhos que vão contribuir ainda mais para uma contratação correta do RCTR-C:
- Contrate seguro com quem entende do assunto.
- Na entrevista para preencher o questionário que será usado para cotar o seu seguro, fale abertamente da sua operação, fale dos estados, cargas, sinistros anteriores. Quanto mais detalhado ficar o questionário melhor será para as seguradoras analisarem o risco da sua operação e então conseguir definir taxas e valores;
- Leia a proposta antes de assinar;
- Após receber a apólice, separe um tempo e leia o documento;
- Se houverem mudancas na sua operação durante a vigência do seguro, lembre que é preciso ter certeza que a apólice contratada segue te atendendo;
- Em caso de dúvidas, pergunte!
Por fim, contrate o seguro de uma forma que ele atenda a necessidade da operação da tua transportadora.
Grande Abraço
Maria Fernanda Coronel