ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Hoje é aniversário de nossa querida Cidade! No meu caso, Cidade do coração.

E convido você, caro leitor e amigo do Linkedin, a uma breve reflexão.

Enquanto cidadãos “comuns”, “Pessoa Física”, temos uma gama de responsabilidades. Eu poderia citar algumas, importantes para manter a Cidade agradável a todos, mas desejo falar sobre uma outra natureza de pessoa que faz parte da Cidade.

Minha principal reflexão é sobre aquela natureza de cidadãos, talvez não tão comuns, que um dia decidiram acrescentar ao seu papel de “Pessoa Física” o de “Pessoa Jurídica” e abriu, administra (às vezes sofre) e mantém uma empresa.

Desejo, todavia, refletir como podemos contribuir para o desenvolvimento e melhoria de nossa Cidade na prática do objetivo social que escolhemos

Sim, pagar impostos é uma das formas. Talvez a mais óbvia.

Como as organizações podem então realizar atividades alinhadas à sua atividade principal, de forma a contribuir com a melhoria social?

Falarei de três eixos: voluntariado, gestão e liderança.

VOLUNTARIADO

É comum empresas realizarem doações para entidades assistenciais e comunidades carentes, principalmente em datas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. E isso é muito bom!

Não obstante, costumo incentivar as empresas a refletirem também sobre como podem oferecer apoio a partir de seu “Core Business”, usando o conhecimento organizacional para melhorar a gestão das entidades que necessitam, de forma sustentável.

GESTÃO

A atenção genuína dada à Qualidade dos processos, serviços e produtos, é uma forma menos óbvia, talvez, mas que seguramente impactante na esfera social. Na esteira de bons processos, vêm as boas capacitações/treinamentos e, com estes, pessoas melhoradas!

Processos desenhados com o objetivo de que sejam suficientemente inteligentes para serem simples e que conduzam ao uso otimizado dos recursos também são uma contribuição à sociedade. Recursos utilizados de forma mais inteligente, diminuição de desperdícios, menos resíduos e lixo, cuidados com as pessoas e com o meio-ambiente. Tudo isso é recebido pela sociedade e volta para a empresa.

Processos que tornem as pessoas – acionistas, empresários e funcionários – suficientemente estimulados a oferecerem entre si, para a empresa, clientes, fornecedores e demais partes interessadas, os elementos necessários para que estes possam realizar suas atividades e alcançar seus objetivos conforme planejaram e com o menor consumo possível de recursos.

LIDERANÇA

As ações da organização serão realizadas à medida que a Liderança esteja convencida de sua importância. Inclusive as que apoiam a sociedade! É um processo “top-down”.

Preconiza a ISO 9000:2015 que a Liderança, em todos os seus níveis, é responsável por estabelecer a unidade de propósito e engajar as pessoas rumo ao alcance dos objetivos da qualidade.

Por quê? Porque com um propósito único, adequadamente determinado e comunicado às pessoas (conforme seu nível de atuação), engajando-as, todos estarão com a atenção voltada para o mesmo ponto – inclusive quando o assunto é apoiar membros mais frágeis da sociedade. E para lá caminharão.

Com base nos três eixos apresentados – voluntariado, gestão e Liderança:

Qual é o propósito de sua empresa? Com qual finalidade ela foi fundada?

Dentro desse propósito, os processos são planejados considerando as interfaces sociais? Como é planejada a atuação sustentável junto à comunidade? Quais as ações já realizadas que têm algum efeito benéfico para a sociedade? Quais ações podem ser tomadas?

Essas ações possibilitam que as pessoas voltem às suas casas, famílias e à sociedade, ao final de cada jornada, dotadas de ainda melhores condições (conhecimento, conscientização, disposição, etc) de fazer sua própria contribuição cidadã?

Pense nisso, aja e juntos vamos fazer essa Cidade ainda melhor!

FELIZ ANIVERSÁRIO, SÃO PAULO!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de JANE QUEIROZ

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos