Ano Casulo tendência Cocooning
O ano de 2020 nos trouxe uma Pandemia de Covid-19 e consequentemente a quarentena trazendo o efeito cocooning, nos encapsulando, ou seja, nos recolhendo em casa.
Casulo pela botânica significa “Cápsula que envolve as sementes” e no sentido figurado “abrigo ou esconderijo”.
Devido a quarentena entramos no casulo e futuramente vamos precisar sair dele, entenda que você neste casulo é o SER em transformação, você é a SEMENTE.
E enquanto estamos no casulo temos este tempo para nos transformar, este é o momento para melhorarmos quem somos: como pessoa, profissional, como seres humanos de modo a ficar alinhado com nosso modelo único de servir e aparecer no mundo.
Talvez neste casulo você esteja sozinho ou esteja acompanhado de seus familiares, mas de uma maneira geral todos se conectando virtualmente com os outros.
Durante esta pandemia, o cocooning é extremamente importante para combater o coronavírus por isso é importante que fiquemos em casa (quem puder e tiver casa) para nossa saúde.
A tendência cocooning surgiu em muitas facetas de nossas vidas. Desde 1980 com o Blockbuster que ao invés de ir ao cinema, alugávamos os filmes e levávamos para casa, e progredindo em 1990 com a internet que intensificou ainda mais o “casulo” nos dando acesso a Internet Banking, compras online e até namoro online, podendo fazer quase tudo no conforto de nossas casas.
O efeito cocooning traz impactos sobre o mercado de trabalho e de consumo. Um dos impactos é o home office ou teletrabalho que deixou de ser uma opção ou privilégio das empresas para se tornar norma. No mercado de consumo uma maior procura de compras on-line e cursos à distância.
É necessário compreender que a vida como a conhecíamos mudou, não sabemos quantos tempo isso continuará e quando vamos poder realmente nos livrar do casulo.
Mas o importante é você entender que o casulo não revela nada. Mas sim o que tem dentro do casulo, você! Assim como a borboleta que fica irreconhecível da lagarta que era antes, assim seremos! Uma melhor versão do que eramos antes, estou convicta que todos nós sairemos do casulo muito melhores do que entramos, pois afinal uma borboleta não pode voltar ao seu estado anterior de lagarta!
#fiquembem#quarentena#positivemind#desenvolvimentopessoal#desenvolvimentohumano#pnl#process#changes#quarantine#casulo#yearcocoon#cocooning