Ano de Novas Possibilidades
Ano Novo é tempo de pensar em novas possibilidades! E para atingir bons resultados, é preciso atitude, foco e perseverança!

Ano de Novas Possibilidades

Já fez sua lista de intenções para 2018? Só conquista a meta traçada quem dá o primeiro e mais importante passo! Saia da sua zona de conforto e realize tudo que deseja!

Para ajudar VOCÊ cumprir as metas, ferramentas como exercícios de autoconhecimento, pensar no propósito de vida e traçar projetos a curto, médio e longo prazos fazem parte do caminho para a realização pessoal e profissional.

Entenda o que lhe impulsiona rumo à sua meta com as dicas especiais das Coachs Erika Quintão, Channa Sanches Vasco, Tania Zambelli e a psicóloga Cínthia Demaria para seguir em frente e ser bem-sucedido nesta nova jornada de possibilidades.

CONHECE O SEU PROPÓSITO?

Cada cabeça uma sentença, já diz o ditado popular. Assim, identificar o próprio perfil e aquilo que o faz sorrir fortalece a autoestima e torna o indivíduo mais seguro para seguir em frente mesmo diante de dificuldades.

Sobre listas de intenções que as pessoas fazem no primeiro mês do ano, Erika Quintão, coach especialista em gestão de pessoas, lembra a importância de cada um conhecer e agir de acordo com o que chama de propósito de vida. “É a descoberta desse propósito que orienta toda a nossa trajetória existencial, algo que está intimamente associado à nossa identidade e fundamentado em nossas crenças e valores”, destaca. “A pergunta é: todos temos consciência desse propósito? E, se não, como descobri-lo? O caminho é o autoconhecimento”, explica.

Para ser capaz de identificar o nosso propósito é importante levantar certas questões pessoais, mergulhar profundamente em nosso interior e conhecer aquilo que faz brilhar os olhos. Isso representa a verdadeira essência de quem somos!

Para começar a refletir, tente responder: o que motiva você a acordar todos os dias? Qual é o legado que você quer deixar ao mundo?

Ainda segundo Erika, refletir e encontrar um propósito facilita a busca por plenitude. “Pessoas que não conhecem seu propósito correm o risco de passar a vida inteira insatisfeitas com empregos, relações, resultados, rotina. E, claro não conseguem identificar o que realmente traz felicidade e realização”, avisa.

E completa: “Desconhecer o seu propósito de vida é sinônimo de não conhecer a si mesmo, do que gosta e do que precisa para ser feliz e realizado. As coisas ficam sem sentido, sem lógica ou impacto”.

AUTOCONHECIMENTO

E qual é a relação entre propósito e a realização de projetos?

“Estão interligados”, afirma a coach.

Segundo Erika, a percepção de si mesmo é fundamental para guiar decisões, planejar e realizar objetivos e metas, desenvolver competências e habilidades e administrar ações assertivamente. “Muitas vezes, por não ter esse autoconhecimento nos vemos perdidos diante de diversas situações, seja no trabalho, em família, nos relacionamentos interpessoais. Nos tornamos inseguros e extremamente dependentes dos conselhos e intervenções de outras pessoas. Assim, podemos concluir que autoconhecimento também é uma forma de independência.”

A coach continua dizendo que quando a pessoa desenvolve o autoconhecimento toma consciência do seu propósito, repensa atitudes, fortalece qualidades, enfrenta eventuais mudanças de cabeça erguida, potencializa sua coragem, reconhece e aceita

Suas emoções negativa se trabalha para que elas sejam modificadas. “Descobrir seu propósito devida é um exercício de autoconhecimento que demanda muita dedicação e é vital para evoluir em todas as esferas possíveis, sendo uma das principais ferramentas para atingir o sucesso, tanto profissional quanto pessoalmente. E isso porque quando você sabe exatamente quais as suas competências e define claramente aonde quer chegar, fica muito mais fácil fazer escolhas e direcionar a sua vida.”

FARÁ PLANOS PARA 2018?

 Antes de tudo, estabeleça quais objetivos e metas você deseja alcançar e saiba as diferenças entre eles, segundo a coach Erika Quintão:

Objetivo: compreende aquilo que você deseja alcançar. Por exemplo: uma promoção, uma viagem internacional, a mudança de emprego.

Meta: diz respeito tanto ao tempo estipulado para chegar ao objetivo quanto os meios que você irá utilizar para atingi-lo. Exemplo: um mês ou um ano economizando “X” por cento da renda e aperfeiçoando uma determinada habilidade.

RENOVE AS ESPERANÇAS:

Planeje-se: A mente humana precisa de dados específicos para começar a agir. Após identificar o que deseja e elencar prioridades, pense em ações concretas, metas e prazos para cada objetivo.

Foco e comprometimento: Ao colocar em prática suas ações, tenha foco nas atividades, priorizando o que é mais importante e concluindo uma etapa de cada vez para que consiga executá-las com mais eficiência.

PERÍODO DE REFLEXÃO

 Também coach, Erika Quintão acredita que todo início de ano acaba se tornando um período de muita reflexão, em que as pessoas fazem um balanço do que querem mudar em si mesmas e o que cultivar para o futuro. Mas lembra que quem espera o início do ano para mudar de vida, a segunda-feira para iniciar regime, o inverno acabar para começar a cuidar da saúde, o sorteio da Mega-sena para ajustar as finanças demonstra que está estacionado em uma zona de conforto – ou de desconforto –, e que dificilmente tomará atitudes firmes a favor de si mesmo. Por mais que acredite nelas. “Você já parou para pensar por que isso sempre ocorre? É simples: porque não fazemos um balanço correto e não planejamos como vamos, efetivamente, mudar nossas vidas.” Para atingir bons resultados, ela afirma, é preciso atitude, foco e perseverança.

Matéria publicada no Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte/BR, dia 07 de Janeiro de 2018, Caderno Bem Viver - Páginas 3 a 5.

Compartilhe! Venha dividir conosco seus sonhos para 2018, teremos o maior prazer em contribuir para que eles se realizem!

Erika Quintão _ Consultoria & Coaching

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos