Ano novo, velhas promessas

Ano novo, velhas promessas

Por que repetimos a cada novo ano as mesmas promessas que não cumprimos?

Mais um ciclo se inicia. Como a maioria das pessoas, é provável que você esteja se preparando para uma série de costumes que ocorrem em todo réveillon: estar com pessoas queridas, comer uvas, romãs ou outras frutas que trazem sorte, pular ondas, contagem regressiva e, claro, fazer as famosas promessas de ano novo.

Parece tudo meio repetitivo, e tradições e costumes são assim mesmo. Mas será que também eram para se repetirem as promessas? Por que para a maioria das pessoas (e talvez você se veja entre estas) as promessas são sempre as mesmas? A primeira constatação é porque aquelas feitas na virada do ano passado - ou anteriores - não se cumpriram, por isso são repetidas. Então a questão não está em "por que repetimos promessas?", e sim em "por que não cumprimos o que prometemos a nós mesmos?".

Para entender esse "ciclo vicioso", temos que primeiro entender sobre objetivos e metas. Todos nós temos nossos sonhos. Queremos algo para nossas vidas, seja um bem material, o sucesso profissional, uma vida mais plena etc. Os mais românticos diriam que "sonhar é o que nos faz humanos!". No entanto, trazer os sonhos para a realidade é transformá-los em objetivos, e para se alcançar tais objetivos precisamos de metas que nos levem a eles.

Metas são como degraus que vamos subindo um a um até atingirmos o topo da escada.

Quando fazemos as promessas de ano novo, a maioria das pessoas pensa nos seus sonhos. Em seguida, tentam identificar o que precisam fazer para realizar este sonho. Nascem aí os objetivos, que se tornam promessas e... param por aí. Aqui está o problema: objetivos, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade, e acabam ficando apenas como promessas mesmo.

Por exemplo: alguém sonha em ter um corpo atlético e uma boa saúde, para isso promete entrar na academia e só comer alimentos saudáveis, mas nunca fez uma caminhada sequer e não dispensa as guloseimas do dia a dia; outra quer ter um diploma de nível superior, mas a anos que não toca num livro sequer; há quem ainda queira sua independência financeira abrindo o próprio negócio, mas está "amarrado" a um emprego há anos e morre de medo de perder seu salário garantido.

Quer dizer então que não devemos fazer as famosas promessas de ano novo e quebrar a tradição? Não! Pelo contrário, devemos sim fazer tais promessas. Falar o que queremos, nem que seja apenas para nós mesmos, é uma forma muito eficiente de reforçar os nossos objetivos. E digo mais: anote suas promessas, fixe-as num local onde as veja todos os demais dias do ano e leia a cada manhã.

Renove suas promessas a cada alvorecer. Isso vai lhe dar ânimo extra para alcançar seus objetivos.

Mas não para por aí! Objetivos definidos, é preciso que você os divida em metas, que são pequenos passos (ou pequenos objetivos) que você pode buscar mês a mês. Se você quer ter uma melhor saúde, que tal começar fazendo uma caminhada de meia hora em todos os finais de semana do mês de janeiro? Se você quer uma graduação, comece pesquisando sobre profissões que você acredita que pode exercer ou, caso já tenha definido, faculdades que ofereçam o curso. Se você quer empreender, sugiro visitar empresas do seguimento que você pretende atuar, assim você pode conhecer um pouco mais do mercado.

Ah! Existe um ponto de extrema importância: qualquer objetivo que você deseje alcançar ou meta que venha a definir, precisa ser alcançável para você. Não adianta se propor a fazer algo que para você mesmo é impossível. Para isso, busque se conhecer muito bem. Identifique suas forças e os pontos em que você ainda precisa melhorar. Não faça isso como reposta de entrevista de emprego. sabe? - "Meu ponto fraco é ser perfeccionista" - Entenda a fundo quem é você, quais são suas capacidades, onde você se destaca, e onde precisa melhorar para alcançar o objetivo que se propôs. Existem ferramentas próprias para isso, e vão lhe ajudar enormemente no seu autoconhecimento.

No mais, desejo que você tenha um novo ano maravilhoso, que consiga alcançar seus objetivos e que tudo contribua para o seu sucesso. Um pequeno passo para o primeiro mês, com outros um pouco maiores para os meses seguintes, e quando um novo ano chegar, novas promessas virão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Edson Sá

  • Como lidar com divergências políticas dentro das empresas?

    Como lidar com divergências políticas dentro das empresas?

    A polarização político partidária que ocorre no Brasil (e em outros países) tem impactado diretamente a relação entre…

  • O que fazer quando seu funcionário mata um cliente?

    O que fazer quando seu funcionário mata um cliente?

    Parece um tanto estranha e dura essa pergunta, e você até poderia pensar "quem é louco de matar um cliente?", mas, se…

    1 comentário
  • A ditadura do propósito

    A ditadura do propósito

    O despertador o acorda às 5 horas da manhã com aquele som estridente, quase como a reprodução de uma voz em meio a…

  • Espelho, espelho meu

    Espelho, espelho meu

    Lembra daquela frase "os filhos são espelhos dos pais"? Lembra da sua adequação ao mundo organizacional "a equipe é…

  • Eu me preocupo com a Amazônia...

    Eu me preocupo com a Amazônia...

    Eu me preocupo com a Amazônia, mas preciso de banhos demorados e relaxantes; Eu me preocupo com a Amazônia, mas tudo…

  • Meio cheio ou meio vazio?

    Meio cheio ou meio vazio?

    Este é um texto que escrevi originalmente para o blog/site da Cresce (acessar aqui) em meados de 2016, mas que de forma…

  • Você conhece mesmo a sua empresa?

    Você conhece mesmo a sua empresa?

    Não posso dizer que estou sendo propriamente original ao dizer que o desenvolvimento começa pelo autoconhecimento…

  • WhatsApp News: e evolução da rádio corredor

    WhatsApp News: e evolução da rádio corredor

    Se você já está no mercado de trabalho há alguns anos, provavelmente já ouviu a expressão "rádio corredor" (ou rádio…

  • Pelo o que você trabalha?

    Pelo o que você trabalha?

    Você já se perguntou o que o 1º de maio significa na sua vida? Por que, afinal de contas, o mundo dedica um dia à…

  • Como fazer sua empresa ter sucesso a partir dos ensinamentos de Jesus?

    Como fazer sua empresa ter sucesso a partir dos ensinamentos de Jesus?

    Aproveitando o tempo Pascal, resolvi replicar aqui um texto que já fora apresentado em 2015, inclusive no site da…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos