Ano Novo, Vida Velha?
É bem comum as pessoas fazerem reflexão sobre o ano que passou, o que deu certo ou não e como quer que seja o próximo ciclo de 12 meses.
A questão é que muitos caem na "fábula do ano novo", como cita o coach Gerônimo Theml, em seu livro Produtividade para quem quer tempo. Essa fábula conta como é comum as pessoas fazerem planos para o ano seguinte, mas aí desistem ou deixam para depois, quando a vida (e as dificuldades, e a falta de tempo) começa a acontecer.
É muito importante refletir, desejar, sonhar... Mas é ainda mais importante AGIR!
O que vai te garantir um ano novo realmente novo, com as coisas acontecendo diferentes, é você começar a fazer algo ou mudar as estratégias que não funcionaram.
Para evitar que seus sonhos virem fábulas, que só acontecem na sua cabeça, e passem a ser realidade, posso citar algumas dicas que funcionaram para mim:
- Saiba que depende muito mais de você, do que dos acontecimentos ao seu redor para alcançar o que deseja.
- Comece pela meta principal e mais importante, aquela que vai facilitar as outras e que é ligada aos seus valores e missão ou propósito de vida.
- Tenha paciência: melhor colocar uma meta em prática por vez, evitando possíveis dificuldades e frustrações com tanta coisa pra fazer ao mesmo tempo.
- Foque no que você pode mudar: você mesmo(a). Criar metas para mudar outras pessoas é furada. E relaxa, que depois que você começa a mudar e fazer diferente, o mundo ao seu redor também muda.
- Além de saber o que quer atingir, coloque no papel e na agenda as atividades que precisam ser feitas. Comprometa-se com elas e as cumpra.
- Cuide de você e lembre-se de fazer coisas que te dão energia. Assim você ganha fôlego e não desiste, mesmo que o caminho seja cansativo.
Desejo que você CRIE um ano realmente novo, pois você merece alcançar tudo o que deseja!