A ansiedade daqueles que buscam recolocação!!!
Olá Pessoal!!!
Venho apenas fazer um desabafo e fazer um pedido àqueles que trabalham com Seleção de Pessoas, claro que não todos, pois em todas as áreas há profissionais de vários níveis de entrega, qualidade, dedicação e etc.
Nestes mais de 19 meses buscando recolocação tenho me deparado com diversas explicações do porque não fui contratado para a vaga concorrida, entre elas:
1) não tem experiência no nosso ramo de negócio. Ora, nesse caso, já descarta e avise desde o recebimento do CV e não informar tal justificativa na reta final do processo;
2) não tem o "fit" que procuramos. Só perceberam na quarta fase de seleção, sendo a terceira só de entrevistas;
3) qualificado de demais. Não imaginei que seria um problema, mas compreendo o receio da empresa imaginando que o profissional ficar pouco tempo, mudar de emprego e a empresa ter de recomeçar a seleção;
4) seu último salário era muito alto para nossa posição atual. Meu salário nos últimos 19 meses é zero, se me candidatei sabendo da possível faixa salarial, após crise econômica e pandêmica do nosso país é porque o candidato está interessado. No meu caso, tenho 08 anos numa empresa e outros 12 anos em outra. Parece-me um perfil de profissional que busca crescer no local em que está.
5) foi por pouco. Mas, sempre nestas situações, peço um feedback sobre o que faltou, na tentativa de me auto ajustar e melhorar, pois quem me conhece sabe que sou aberto a ouvir sobre meus defeitos e aceitação de feedback construtivos. Porém, sempre fogem pela tangente.
Entretanto, a falta de retorno também é algo que chateia quem está na busca de recolocação, pois por menos que a pessoa seja ansiosa, cria-se um expectativa. Recentemente participei de um processo numa transnacional de grande parte onde o recrutador se mostrou empolgado com meu perfil, inclusive, ao final da entrevista dizendo que me passaria para a entrevista com o gestor da área nível Américas, mas quatro dias úteis depois recebi um e-mail de remetente genérico, sem possibilidade de resposta, informando que estava fora do processo. Poxa. É um banho de água fria.
Volto a frisar que não são todos os profissionais e, nem todas as empresas, que se encaixam neste perfil. E, a única coisa que peço, é empatia por aqueles que neste momento de crise estão na procura de uma retomada profissional.
Fora isto, estou fazendo uma consultoria aqui e outra acolá, analisando investimento em negócios próprios e, paralelamente, tentando voltar a minha carreira na área trabalhista que é minha paixão.
Obrigado por dispensarem alguns minutos de vossas atenções.
Especialista em Inteligência de Mercado e Estratégia | Planejamento e Gestão Comercial
4 aOi Leo, entendo todo esse sentimento. E o triste é que tenho certeza que muitos se identificaram com seu artigo. Fico imaginando se o RH não pensa que cada um entrevistado também é um potencial cliente, um influenciador... empresas que eu admirava, deixei de admirar por essas atitudes. O fato é que você não somente é um ótimo profissional como também um ótimo colega de trabalho. Desejo muita sorte a você! Abs
Léo, acho importante o seu relato para que as pessoas que trabalham com recolocação pratiquem um pouco mais a tão falada empatia. As empresas estão perdendo a oportunidade de contratação de um excelente profissional e com conhecimento diferenciado.
Gerente de Compliance e DPO na Samarco
4 aBoa tarde, Leonardo Pereira da Silva !! Primeiramente, parabéns pela iniciativa desse excelente artigo. Quem sabe não servirá para tocar outras pessoas! Porém, não vim aqui falar do artigo, mas sim das empresas que perdem por não ter o Leonardo Pereira da Silva no seu time. Eu posso falar com propriedade, pois foram 5 anos e meio trabalhando juntos, em alguns momentos tendo você como meu líder, e, principalmente, durante todo esse tempo como parceiro! Você é um profissional excelente, líder, colaborador, persistente, capaz de motivar não só o time, mas também os seus pares. Além disso, é uma pessoa maravilhosa, compreensiva, amiga, que dá prazer de trabalhar juntos. Venho aqui, dar o meu testemunho do baita profissional que você é e reforçar às empresas que vale a pena investir para ter você no time, pois isso só terá benefícios para a empresa!! Estou aqui na torcida!!!
Coordenador de Facilities | Gerente de Facilities | Supervisor de Facilities | Gerente de Compras | Coordenador de Compras
4 aLeonardo Pereira da Silva, é uma fase e tenha certeza vai passar. Sua competência e experiência serão as chaves para sua recolocação! Por hora, volte sua atenção as “coisas” que realmente te sustenta tais como Família e Fé. Viva um dia de cada vez. Grande abraço e sucesso na sua procura!
Labor Relations & Trade Unions - Human Resources
4 aSei muito bem como é isso e em determinado momento da minha vida ouvi exatamente as mesmas respostas. Mas existe uma vaga sua, te esperando. Aguarde.’o melhor vira meu amigo querido!