A ansiedade e a contradição
Tenho reparado, e não é de hoje, a evolução da busca por uma recolocação. Na maior parte das vezes, exibe-se o seguinte quadro evolutivo: a princípio, o profissional descansa alguns dias, porque ninguém é de ferro! Após este prazo, começa a analisar as empresas que lhe interessam por sua cultura e pacote de benefícios e mantém seu foco em tentar ingressar em uma delas. Com o passar do tempo, convence-se de que pode se adaptar a qualquer cultura, desde que o pacote de benefícios e o salário sejam bons. Após este período, sem encontrar qualquer colocação, começa a “panfletar” seu CV para qualquer empresa, de qualquer área, com qualquer salário e faz todas as promessas do mundo para ser bem sucedido quando for escolhido. Quando chega nesta última fase e consegue recolocação, normalmente já está frustrado em seu primeiro dia de trabalho. Dali para frente nada vai ser bom, a segunda-feira sempre será um horror e a sexta-feira o alvo da semana. Todas as promessas de ser bem sucedido e feliz são rapidamente esquecidas. O profissional está ganhando dinheiro – às vezes não o suficiente – mas não está em nenhuma das empresas com as quais se identifica.
Sei que a espera para muitos não é uma opção. Nem todo mundo conseguiu fazer uma reserva financeira que mantenha as contas pagas até que se consiga ingressar no emprego dos sonhos. Este é o melhor dos mundos, mas para poucos.
Já que a realidade é esta, porque então não tentar mudar a postura pessoal, ao invés de tentar mudar a cultura de uma corporação inteira? Não que isto não seja possível, mas é necessário? Se companhia está bem, sólida no mercado e a grande maioria dos colaboradores está feliz, tente olhar a empresa com outros olhos. Abra a mente e o coração para a nova cultura como se estivesse conhecendo uma nova civilização. Quando fazemos uma viagem para um país distante costumamos descobrir mundos diferentes e fascinantes, certo? Porque não se abrir da mesma forma na vida profissional? Não garanto que vá funcionar, mas, se não tentarmos, a chance de cair de novo no ciclo da recolocação aumenta muito.
Boa sorte a todos.
Assessoria e Treinamentos para Contratação de Projetos, Obras e Serviços Prediais l Análise de Propostas e Contratos l Consultoria e Gestão de Obras e Construções l Suporte Técnico à Conselhos de Administração l
8 aQuanta verdade ! Parabéns!
CHO Chief Happiness Officer | Head de Gente e Gestão | Consultora As a Service de Qualidade e Projetos de Alta Performance para Empresas, Equipes e Pessoas | Bem-Estar Corporativo | Gestão da Felicidade no Trabalho
8 aBjo pra vc minha querida!