Ansiedade
A ansiedade é um estado psíquico natural e normal para nós, em um nível controlado é considerado saudável e é muito útil para nos alertar de algum perigo ou comportamentos impulsivos, por exemplo. Entretanto, as pessoas estão cada dia com a rotina mais corrida, tanto profissional como no pessoal, sofrendo vários tipos de pressões e acabam se sobrecarregando emocionalmente. O que era para estar normal chegou a um nível preocupante, como por exemplo, tendo uma preocupação excessiva em tudo que vai realizar, problemas no sono, agitação, irritabilidade, taquicardia, falta de ar, sudorese, dificuldade em realizar tarefas diárias, se concentrar, entre vários outros sintomas. Existem inúmeras razões para que uma pessoa possa se enquadrar na ansiedade, ela é subjetiva e cada indivíduo sente de uma forma e tem intensidades diferentes. E este pode tanto ser um momento vivido pelo paciente quanto uma característica de sua personalidade.
A ansiedade passa a ser um incômodo, quando o indivíduo percebe que as suas atividades simples rotineiras estão virando um desafio, tendo comportamentos prejudiciais, onde afeta seu estado emocional, físico e acaba afetando também o relacionamento interpessoal. Muitas pessoas quando chegam a um estado extremo de ansiedade buscam por remédios, calmantes naturais, atividades que tendem a relaxar, em alguns casos esses procedimentos podem ajudar, mas muitos camuflam, pois, as vezes não conseguem atingir a raiz do problema.
A psicoterapia ajuda os indivíduos com ansiedade, o psicólogo busca o que pode ocasionar os episódios de ansiedade do paciente, onde e porquê causam essa tensão. Ajuda o paciente a aumentar o autoconhecimento, entrando em contato consigo mesmo, conhecendo seus limites, emoções e o que pode estar alimentando a ansiedade. O psicólogo tem como objetivo mostrar ao paciente quais as formas de lidar, como o que fazer quando sentir que a ansiedade está incomodando, ou mesmo prever quais situações poderão deixá-lo ansioso, onde ele já poderá ter ferramentas para enfrentar isso.
Estar ou ser ansioso não é predominantemente um problema, mas é algo que pode, sim, tornar-se mais equilibrado, evitando possíveis transtornos na vida do paciente.
Pollynne Santana
Professor Ensino Fundamental 1 | COLÉGIO SIGMA S/S LTDA
6 aEu sofro de ansiedade... sei muito bem o que é isto!