Antes de colher é o tempo de plantar (e de servir)

Antes de colher é o tempo de plantar (e de servir)

Sinceramente, não consigo me imaginar em um trabalho que exija muita repetição, uma rotina longa e extenuante, como geralmente são as tarefas administrativas. Honestamente, admiro quem é capaz de cumprir jornadas desse tipo, mas definitivamente não é pra mim!

Umas das coisas que mais me inspiram no mercado imobiliário, especialmente em uma incorporadora, é o planejamento, preparação, execução e avaliação dos empreendimentos.

A experiência e essa vivência multidisciplinar entre o pessoal da Arquitetura e Engenharia desde as primeiras ideias e noções da viabilidade, com o Financeiro na modelagem e captação de recursos, passando pelo Marketing na formatação e embalagem do produto, até as Vendas e as estratégias comerciais, treinamentos com as equipes de vendas, formatação de planos de pagamento e tantos outros detalhes, é realmente uma viagem INCRÍVEL!

Sem esquecer que no meio desse emaranhado de tarefas, o relacionamento com os clientes apenas se inicia quando a venda acontece. A partir daí começa a construção, a personalização, vistorias, acompanhamentos, documentações, a entrega, assistências técnicas, e mais um punhado de detalhes.

Mas por mais complexo e extenuante que seja, é incrível ver (e participar de) uns rabiscos que se transformam no lugar em que centenas de famílias formarão seus Lares Doces Lares.

O TIME DE VENDAS

O mercado imobiliário é possivelmente o mais contra intuitivo quando o assunto é a relação entre o trabalho, garantias e riscos, comprometimento e resultados.

O trabalho dos corretores não é pouco, muito pelo contrário. Mas ainda que sejamos educados a acreditar no #workhard, aqui o #worksmart tem mais valor.

Entender de pessoas, de processos, de detalhes arquitetônicos, urbanísticos, construtivos, conhecer as leis, habilidade com os números e criatividade para formatar planos de pagamentos, e ser um guia de bairro quando o cliente não conhece bem o que está visitando, tudo isso muito bem embalado por uma comunicação clara, organizada e bem estruturada.

Estar ligado em novas tecnologias, entender e executar ideia de marketing, compreender e decidir sobre quais os melhores investimentos a se fazer para encontrar os clientes certos, são tarefas que parecem simples e corriqueiras, mas que podem tomar muita energia e tempo.

Um corretor que decide vender apartamentos na faixa de 500.000 ganha em torno de 12.000 por negócio fechado. É uma remuneração inimaginável em muitas profissões, e considerando a possibilidade de realizar ao menos 1 por mês, certo? É o salário de alguns diretores de empresa, de alguns cargos públicos importantes, que demandam muito mais responsabilidade, posições que exigiram um esforço infinitamente maior para serem conquistadas.

Então, porque alguns corretores acreditam não precisar se esforçar tanto? Que não precisam estudar tanto quanto um advogado, um engenheiro, um arquiteto? O que os faz acreditar que o cliente deve comprar deles, e decidir rápido?

GARANTIAS E RISCOS

Não há garantias! É isso mesmo, zero!!! Vendeu, ganhou. Não vendeu, não ganhou!

Então qual é o limite, o prazo que devemos estabelecer para saber e definir se é isso o que devemos escolher como trabalho? Ninguém sabe essa resposta, definitivamente. Mas algo que é consenso entre a maioria dos profissionais que possuem algum sucesso nesse mercado, e uma experiência mais longa: qualquer um pode aprender e viver dessa profissão. A definição de prazo, depende das suas necessidades de recursos disponíveis para “suportar o inverno”. O pior risco que você corre é o de desistir antes de começar a colher os resultados, o que nos leva para o próximo tópico.

COMPROMETIMENTO E RESULTADOS

Estar realmente comprometido a fazer o trabalho bem feito, não é garantia de resultados expressivos e consistentes, mas as vendas estão longe de serem baseadas em sorte, como algumas pessoas gostam de acreditar.

O corretor que se prepara de verdade, sai na frente dos demais, porque a negociação começa a se desenrolar em venda, quando você consegue estabelecer e conquistar altos níveis de confiança, e isso ocorre quando seu cliente percebe o quão bem preparado o profissional está.

Não se trata apenas de habilidades de convencimento, mas de demonstrar claramente suas capacidades de realizar o que está prometendo e transmitir clareza e confiança enquanto o faz.

Vender tem a ver com processo e constância, aliados a uma boa comunicação e empatia. E mais do que isso, as coisas passam para um próximo nível quando ganham um propósito, que é o caso dessa Coordenação Comercial, e que você vai entender agora!

TEMPO DE SERVIR (E PLANTAR)

Entre todas as atividades que já tive o prazer de exercer no mercado imobiliário, a de coordenador comercial é de longe, a que mais me traz satisfação e um sentimento de missão cumprida, de serviço.

Por vezes auxiliando nos atendimentos e negociações ou pensando em eventos, mas mais particularmente dando treinamento e ajudando no desenvolvimento dos profissionais. Isso é o que me move. Provavelmente por ser o que me deixa mais próximo da tarefa que eu mais gostei de cumprir como Tenente do Exército, Instrutor.

Ainda não consigo dizer que descobri minha vocação, mas é definitivamente minha paixão profissional!

E esse é o momento em que plantamos para colher. Porque não é isso o que me pagam para fazer, e não é o que me garante resultados!

Não são as incontáveis horas estudando e pesquisando para formatar um treinamento com ótimo conteúdo, nem as noites em claro longe do colo da família, tampouco as refeições esquecidas e os cafés em excesso. É o sentimento de propósito, de missão, de serviço, de acreditar que isso levará todos os envolvidos para um próximo nível.

E nessa última semana, foram 10 sessões de treinamento ministrados, quase 400 corretores participando diretamente, encerrando em uma brincadeira superdivertida em que sorteamos mais de R$ 10.500 em prêmios entre aqueles que nos prestigiaram.

O QUE EU PRECISO DE VOCÊ

Mas quem disse que a gente sabe se está no caminho certo? Pode ser que nada disso faça sentido lá na ponta, que vocês corretores decidam que isso não fará nenhuma diferença no seu engajamento, em nada. Então, o seu feedback é de uma importância incalculável. Eu quero contar com isso para pensarmos na próxima jornada. Você me ajuda?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do que proporcionamos nessa semana que passou, e se de alguma forma esse texto fez sentido pra você.

Desde já, meu sincero agradecimento, e meus parabéns a você que se dedica a ser um pouco melhor a cada dia!

Leandro Alcântara

Corretor de imóveis na My Broker Soluções Imobiliárias

5 a

Como profissional eu cresci bastante na semana dos treinamentos. Entrei recentemente na área de corretagem e estou gostando cada vez mais desse incrível trabalho. Sempre me esforço para atingir o meu melhor em tudo que faço, entrei nessa profissão de paraquedas, mas cada vez mais, essa profissão está me conquistando. Tenho o maior prazer em satisfazer e realizar os sonhos das pessoas. Com esse artigo eu vi a importância que um corretor Imobiliário tem na vida das pessoas, e ficou mais claro pra mim que essa profissão tem um grande peso na sociedade.

Ricardo Feres Rodrigues

Diretor Comercial | Especialista em Mercado Imobiliário

5 a

Olá! Muito obrigado pela aula professor! Excelente explanação sobre o produto. Sobre o mercado. Sobre o cliente. Sobre a região. Esses últimos, sem querer tirar a importância dos outros tópicos, foram de grande valor para mim. Não vendemos somente o produto, que no caso, quase já é vendido por si só. Mas os dados revelantes que recebi no treinamento sobre a região em si e o perfil do cliente, foram de suma importância para a formatação de minhas estratégias. E não é sempre que recebemos isso em um treinamento de produto. Muito obrigado

É evidente o empenho que você colocou nesse empreendimento. A clareza de informações, junto com todas as estratégias acertadas, tanto para corretores, quanto para clientes, resultam no sucesso que estão obtendo no Europark! Parabéns pela dedicação junto ao time comercial e o atendimento ao cliente. São pessoas como você que revolucionarão o mercado imobiliário nacional. Vamos pra cima!!

Acho que já te disse isso mas vale repetir, quando vejo seu trabalho fica claro que está fazendo com amor, com respeito e dedicação, isso faz toda diferença e sem dúvida é percebido pelo seu público/clientes. Sucesso cara 👊🏼

Denis,  você é um excelente comunicador e por isso consegue atrair pessoas para ouvir o que tem a dizer. Gostei muito de participar e com certeza estarei em outros eventos. Parabéns a todos os envolvidos na organização do evento/treinamento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos